A “telepsiquiatria” já é realidade. E funciona!

A crise da saúde mental é preocupação não só no Brasil, mas em todo o planeta. Muitas pessoas têm vivenciado problemas como ansiedade, depressão, pânico, esgotamento mental, entre muitos outros, de uma maneira tão intensa e, de forma geral, sem saber como lidar sozinhas com o turbilhão de pensamentos, emoções e sentimentos, negativos e desesperançosos, que povoam suas mentes e suas vidas.

Para pontuar esta questão, tivemos o fato de que a pandemia do Covid-19 trouxe muitos desafios, desde o seu momento inicial, e que acabou se alongando por muito mais tempo do que o esperado. As pessoas passaram a sentir um misto de tensão, angústia, medo, frustração e muita incerteza quanto ao futuro. Para quem já lidava com problemas mentais, tudo se acumulou. Para muitos que nunca tinham vivenciado estes problemas, a jornada de busca por ajuda e tratamentos era – e ainda é – uma constante.

A telemedicina e as teleconsultas

Diante desta situação, em abril de 2020, uma lei federal autorizou a prática de telemedicina no Brasil, durante a crise sanitária da pandemia. A legislação respondeu a uma demanda por atendimentos à distância, e as autoridades de saúde orientaram que fosse feita a redução do contato físico de pacientes com médicos e outros profissionais de saúde. Em maio de 2022, o Conselho Federal de Medicina regulamentou definitivamente as teleconsultas, mesmo após o fim da emergência sanitária.

O nome dado ao atendimento médico à distância, em que o profissional médico se conecta ao paciente de forma virtual é a telemedicina. No caso da consulta psiquiátrica online, o processo é bem parecido com uma consulta presencial. É necessário entrar em contato com a clínica, realizar o agendamento da consulta, para assim ter um horário garantido para o atendimento médico.

Como é feita a consulta psiquiátrica online?

No dia e hora marcados, o médico e o paciente receberão um link de acesso a uma plataforma digital para a realização da consulta. Esta plataforma possibilitará que médico e paciente se encontrem em uma sala virtual, e poderão se comunicar utilizando-se dos recursos de áudio e vídeo.

O psiquiatra, ao ouvir e entender as motivações e as dificuldades pelas quais o paciente tem passado, investigará as prováveis causas. Assim, será possível identificar o problema, indicar exames complementares (quando necessário), realizar um diagnóstico prévio e prescrever medicamentos ou tratamentos específicos para cada caso.

Caso o paciente já tenha se consultado anteriormente com o mesmo médico ou clínica, ainda que em modo presencial, o médico poderá ter acesso ao prontuário deste paciente, com o objetivo de conferir o histórico de saúde dele. Da mesma forma, ele registrará também este atendimento no prontuário.

Vantagens da consulta psiquiátrica online

Assim como as demais teleconsultas, como por exemplo a consulta com psicólogo (também oferecida em nossa clínica), a consulta psiquiátrica traz algumas vantagens, pois o paciente não precisa se deslocar para ser atendido, e ainda consegue encaixar a consulta em seu dia a dia com mais facilidade. Também pode ser interessante para as pessoas que sentem desconforto nos ambientes de consultórios médicos.

É importante salientar que todo o processo da teleconsulta é feito de forma segura, sem que outras pessoas tenham acesso às informações das consultas. Afinal, a ética e a responsabilidade médica estão tão presentes na telemedicina quanto no atendimento presencial.

Como se preparar para a consulta online com psiquiatra?

No caso da consulta online com psiquiatra, é importante checar se a conexão com a internet está boa e se as configurações do celular ou computador permitem comunicar-se com áudio e vídeo, sem dificuldade. Uma boa dica é testar estas configurações com um amigo ou familiar antes do horário da consulta, para que não haja nenhum problema.

Aproveite para escolher um lugar confortável para realizar a consulta, sem interrupções ou barulhos externos, com uma boa iluminação e onde você possa permanecer sentado com conforto durante o atendimento. Reserve realmente este momento apenas para a consulta, para que você possa ter uma comunicação clara e aberta com o psiquiatra.

Lembre-se que esta consulta online com o psiquiatra pode ser o início de uma nova vida para você. Pode ser a oportunidade para tratar suas dores emocionais que muitas vezes passam despercebidas ou são negligenciadas. A consulta online com o psiquiatra pode ser uma forma mais acessível para algumas pessoas buscarem ajuda profissional de saúde mental, o que é algo muito relevante por si só.

Não deixe que suas emoções mal resolvidas se acumulem e prejudiquem o seu bem-estar, o seu dia a dia! Caso sinta necessidade e queira agendar uma consulta, é só acessar o nosso site. Estaremos disponíveis para atendê-lo da melhor maneira, quer seja presencial ou virtualmente!

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta