Animais de estimação têm o poder de melhorar nossa saúde!

Os animais de estimação trazem muitos benefícios para as vidas dos seus donos: esta é uma constatação óbvia para quem é dono de um pet. Desde uma distração até uma companhia para os dias mais solitários, os animais de estimação proporcionam momentos de alegria, descontração, lazer, e muito mais.

Eles podem ajudar as pessoas a serem mais sociáveis, a cuidar da saúde física, com a possibilidade de realizar exercícios ao ar livre (o que significa redução da pressão arterial e do colesterol), bem como melhorias na saúde mental, com a redução de sentimentos de solidão, ansiedade e depressão.

Pesquisas sobre o Poder dos Pets

O termo Poder dos Pets (The Power of Pets) tem sido bastante utilizado para listar os efeitos positivos que os animais de estimação podem trazer para a saúde humana. A interação com animais tem demonstrado uma redução dos níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse), um aumento dos sentimentos de apoio social, do humor e do bem-estar.

Pesquisas continuam sendo feitas visando investigar como os animais podem influenciar o desenvolvimento infantil, e também as interações de animais com crianças com autismo, e com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). No entanto, estas pesquisas que tratam das interações homem-animal ainda são relativamente recentes. Alguns estudos já demostraram efeitos positivos para a saúde, mas os resultados não foram conclusivos.

Tratamentos terapêuticos com cães

Os animais podem servir como fontes de conforto e de apoio. Os cães usados para terapias são especialmente bons para isto. Muitas vezes, eles são levados para hospitais ou asilos, com o objetivo de ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade dos pacientes.

Os fundamentos da atenção plena (muito utilizada em tratamentos terapêuticos atualmente) incluem atenção, intenção, compaixão e consciência. Estes são atributos que os animais naturalmente trazem consigo, principalmente quando já estão acostumados a dar apoio a pessoas com transtornos mentais e outros males.

Os cães mantêm a atenção exclusivamente focada nas pessoas, em grande parte do tempo, e isto acontece especialmente com aqueles que são usados para terapia. Desta forma, as pessoas podem se espelhar neles e aprender com eles a desenvolver sua atenção plena. 

Um estudo mostrou que eles também podem ajudar crianças com TDAH a desenvolver a concentração e a atenção. Os pesquisadores trabalharam com dois grupos de crianças diagnosticadas com TDAH, em sessões de terapia de grupo, durante doze semanas. O primeiro grupo leu para um cão de terapia, uma vez por semana. O segundo grupo leu para fantoches que pareciam cachorros. As crianças que leram para os animais reais mostraram melhores habilidades sociais e mais cooperação. Elas também tiveram menos problemas de comportamento.

Apoio necessário para o tratamento de transtornos

Para algumas pessoas, a relação com seus animais de estimação é indispensável e funciona como um complemento necessário para a manutenção de sua saúde mental. É o caso de uma paciente do Instituto de Psiquiatria Paulista, que sente que seus gatos de estimação a fortalecem em seu processo de tratamento.

Segundo estapaciente, que não será identificada, “A presença de um pet em casa faz toda a diferença. Sempre fui uma pessoa muito ansiosa e vivia estressada, mas tudo isso passava à noite porque era a hora em que eu veria minha cachorrinha. Mas ela acabou falecendo no dia do meu aniversário, e com ela foi embora meu brilho, e minha ansiedade aumentou mais ainda. Comecei a fazer meu tratamento com psicólogo e psiquiatra e fui melhorando, mas ainda precisava de mais alguma coisa para apoiar o tratamento. Então adotei 3 gatinhos lindos, que me fazem lembrar todos os dias como é bom viver e amar!”

Este tipo de depoimento é muito comum em pessoas que diariamente observam os benefícios que seus animais de estimação proporcionam. Os pets costumam estar presentes em todos os momentos, sejam felizes ou tristes. São fiéis companheiros, sempre dispostos a trazer mais leveza para o cotidiano. Então, pode ser uma alternativa ter um animal de estimação, simultaneamente aos tratamentos psicológicos e psiquiátricos. Perceba se este é o seu caso e, para qualquer dúvida, não hesite em nos contatar.

Para agendar uma consulta conosco, é só acessar o nosso site.

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta