Ansiedade e depressão: o tratamento para os maiores problemas do século

Conforme o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior prevalência de pessoas com transtorno de ansiedade do mundo e ocupa o quinto lugar em relação à depressão. A estimativa, em 2017, era de que quase um quarto da população brasileira sofria com algum nível de transtorno de ansiedade e cerca de 6% com depressão.

Problema de Saúde Pública

Além dos números, que assustam, essas doenças podem representar fatores de risco importantes para uma série de outras doenças, como alcoolismo, doenças cardiovasculares, obesidade etc. Vale ressaltar que afetam também o campo afetivo, familiar e profissional das pessoas que as manifestam, podendo causar um impacto negativo importante na sociedade. 

Por isso, o transtorno de depressão e de ansiedade não são doenças que podem ser negligenciadas. A boa notícia é que há como tratar e prevenir ambas as doenças e, muitas vezes, de forma semelhante! Entenda melhor aqui.

O que é Depressão

Conhecido como transtorno depressivo, essa doença pode ser classificada como maior, menor ou persistente – conforme tempo de duração e número de sintomas. No primeiro caso ainda pode ser classificada como transtorno depressivo maior leve, moderada ou grave – a depender da gravidade dos sintomas. 

Em geral, é caracterizada como uma condição em que as pessoas apresentam humor deprimido associado a outros sintomas como perda de interesse e prazer em realizar qualquer atividade a ponto de prejudicar a sua vida social e ocupacional.

O que é Ansiedade

Conhecido como Transtorno de Ansiedade Generalizada ou TAG, essa doença é definida como condição de preocupação excessiva sobre questões cotidianas há pelo menos 6 meses. 

Todos somos tomados pelo sentimento de ansiedade ou preocupação excessiva frente situações difíceis ou importantes na vida. O problema é quando esse sentimento extrapola para situações em que a preocupação é desproporcional a qualquer risco envolvido, gerando sofrimento e incapacidade.

👉 Acha que pode estar sofrendo de TAG? Faça um teste em nosso site e descubra seu nível de ansiedade aqui.

Sinais e Sintomas da ansiedade e da depressão

Estima-se que cerca de metade dos pacientes que sofrem de ansiedade irão desenvolver quadros depressivos, e que pelo menos 2% das pessoas que sofrem de depressão desenvolverão transtorno de ansiedade em algum momento. Isso se deve ao fato de que a ansiedade costuma preceder a depressão. 

O problema é que, quando juntos, os sintomas da ansiedade e da depressão costumam ser mais severos, gerando um  quadro mais crítico e as taxas de recaídas maiores. Os sintomas dessas duas doenças, portanto, podem ser muito parecidos e acabar se misturando. 

Entre os sinais e sintomas destacam-se:

  • Mudanças na apetite;
  • Alterações no sono;
  • Medo;
  • Inquietude e irritabilidade;
  • Perda de desejo sexual;
  • Tristeza;
  • Angústia;
  • Choro;
  • Dor torácica;
  • Palpitações;
  • Pensamentos acelerados;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Dificuldade de concentração;
  • Baixa auto-estima;
  • Vertigem;
  • Dores musculares.

O primeiro passo é buscar ajuda

ANSIEDADE E DEPRESSAO SINTOMAS E TRATAMENTO

A pessoa que identificou estar com esses sintomas deve primeiro buscar ajuda profissional com um psicólogo ou um psiquiatra. Esse profissional irá realizar uma avaliação inicial para definir diagnóstico e gravidade. A partir dessa definição que o paciente poderá escolher a melhor forma e tempo de tratamento.

Além de serem diagnósticos que podem demorar para serem firmados,  quanto mais tarde, pior pode ser o desfecho. Por isso, a busca por ajuda o quanto antes é a melhor forma de garantir bons resultados. Mesmo que você esteja com sintomas há poucas semanas, o auxílio de uma psicoterapia, por exemplo, poderá prevenir o desenvolvimento da doença de fato e reverter o processo de sofrimento.

Tratamento para ansiedade e depressão

O tratamento ideal para ambos os transtornos de ansiedade e depressão combinam o acompanhamento psicológico e o psiquiátrico. O psiquiátrico, na maioria dos casos, envolve o tratamento medicamentoso. Esses medicamentos podem tratar frequentemente  sintomas ansiosos e depressivos através ao mesmo tempo.

Mudanças no estilo de vida, como a prática de atividades físicas, reeducação alimentar, práticas de relaxamento e a correção de hábitos que podem piorar o sono também são fundamentais, tanto na prevenção quanto no tratamento de ansiedade e depressão.

Apesar de muitas vezes deixada de lado, a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, além de estarem diretamente relacionadas. Portanto, se você conhece alguém ou acha que você mesmo pode estar sofrendo de Ansiedade ou Depressão, não hesite sugerir que essa pessoa  procure ajuda. 

Conte com a Psiquiatria Paulista para preservar a sua saúde e marque uma avaliação aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta