Ansiedade e depressão: Testes online

Com a ascensão da internet e o aumento da democratização do acesso à tecnologia e informação nos últimos anos, muitas pessoas têm recorrido às pesquisas online para saber mais também sobre sintomas ou indisposições que têm sentido. Isso é muito bom, pois amplia o nosso conhecimento, mas também pode ser preocupante, se a fonte não for segura.

É sempre importante contar com materiais que sejam de qualidade, e apenas confiar naquilo que tiver embasamento – nesse caso, o científico. Testes online tem se popularizado bastante, mas será que todos são realmente bons?

O Instituto de Psiquiatria Paulista é uma instituição com vários anos de atuação, sendo reconhecido como uma das clínicas psiquiátricas mais qualificadas do Brasil. Com toda essa bagagem, fica mais seguro confirmar que, os testes ofertados por ele, de forma online e gratuita, são sim confiáveis.

Abaixo, iremos apresentar quais são esses testes, como realizá-los e o que fazer perante seus resultados.

Teste de ansiedade

Como citado por Augusto Cury, a ansiedade é o “mal do século”, e tem atingido cada vez mais pessoas, principalmente nesse contexto atual que vivemos de pandemia. Essa doença pode se expressar de diversas formas, inclusive aparecendo associada a outros transtornos emocionais como, por exemplo, a depressão, o transtorno obsessivo compulsivo e a síndrome do pânico, ou então, em um quadro mais agudo, de transtorno de ansiedade generalizada.

No teste online de ansiedade, oferecido pelo Instituto de Psiquiatria Paulista, você poderá conferir se a forma e a frequência dos seus sintomas pode ser considerada saudável, ou então, se caracteriza um quadro de transtorno mental. 

Após responder a um breve questionário, você irá se deparar com um dos seguintes resultados: 

  • “Não ansioso” ― Indicando que a ansiedade experimentada é natural e não prejudicial ao desenvolvimento pessoal;
  • “Possivelmente ansioso” ― Indicando que a ansiedade pode estar prejudicando o desenvolvimento pessoal, mesmo que de forma sutil;
  • “Ansioso” ― Indicando que é provável que a ansiedade esteja ligada a algum tipo de transtorno de ansiedade.

Caso você se enquadre no segundo ou no terceiro resultado, o indicado é que busque orientação profissional para entender melhor o que está acontecendo e, caso seja necessário, comece um tratamento da forma mais adequada.

Realize o teste clicando aqui.

Leituras recomendadas sobre ansiedade

Ficou curioso ou deseja entender um pouco melhor sobre algum aspecto da ansiedade? Além do teste online, o Instituto de Psiquiatria Paulista também disponibiliza uma coletânea de artigos sobre o assunto, para que você possa se aprofundar. Confira:

Teste SRQ-20

O SQR-20 é um teste mais complexo, desenvolvido a partir do Estudo Colaborativo em Estratégias para Atendimento em Saúde Mental, conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na década de 1970. No Brasil, ele foi validado com sensibilidade de 80%, ou seja, seu resultado é confiável.

Basicamente, ele consiste de um questionário de 20 perguntas bem simples, de resposta “sim” ou “não”, que ajudam a identificar a possibilidade de transtornos emocionais, como depressão e ansiedade. Ele não é um teste diagnóstico, mas é uma ótima maneira de você conferir se o que você está sentindo é comum, ou se há algum possível desequilíbrio. Sua realização leva menos de cinco minutos, e o resultado sai na hora.

Caso o teste aponte algum ponto de atenção, o indicado é que você busque orientação profissional para descobrir o que está acontecendo, e prosseguir com um tratamento adequado.

Realize o teste clicando aqui.

Leituras recomendadas sobre saúde mental

Cuidar da nossa saúde mental é tão importante quanto cuidar da nossa saúde física. Por isso, busque sempre se manter informado sobre o assunto, e atento aos sinais do seu corpo. Nós separamos aqui alguns artigos que podem colaborar para que você entenda melhor sobre a mente humana, como alguns transtornos mentais funcionam e como eles podem afetar nosso cotidiano. Leia abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta