Ansiedade Social: o pavor de se relacionar

A ansiedade social, também conhecida como fobia social, é uma condição de saúde mental crônica em que as interações sociais causam um medo irracional. Esse medo pode afetar o trabalho, a escola e suas outras atividades do dia a dia, podendo até mesmo dificultar a criação e a manutenção de amigos.

Logo, é importante que você compreenda exatamente o que é esse transtorno, bem como as causas, sintomas e, claro, o tratamento. Vamos lá?

O que é ansiedade social?

A ansiedade social ou fobia social é caracterizada por medo excessivo, ansiedade e desconforto em ambientes onde existam interações sociais. Embora seja normal que as pessoas se sintam ansiosas em alguns ambientes, os indivíduos com transtorno de ansiedade social podem experimentar um verdadeiro pavor nessas situações.

Essa ansiedade intensa interfere significativamente na vida e nos relacionamentos do indivíduo, podendo gerar problemas significativos nessas relações ou até mesmo em sua vida profissional.

As principais causas                  

A causa exata do transtorno de ansiedade social até hoje é desconhecida. No entanto, pesquisas atuais sugerem que o problema pode ter raiz em uma combinação de fatores ambientais e genéticos.

Embora não haja relação causal entre maus-tratos na infância ou outras adversidades psicológicas de início precoce no desenvolvimento de transtorno de ansiedade social, eles podem ser considerados fatores de risco.

Indivíduos propensos à inibição comportamental (a tendência a sentir angústia e afastamento de situações desconhecidas, pessoas ou ambientes) e medo de julgamento também são predispostos a fobia social.

Sintomas

Um indivíduo pode experimentar sintomas físicos, emocionais e comportamentais do transtorno de ansiedade social.

Esses sintomas podem afetar significativamente a vida diária e os relacionamentos.

Sintomas físicos:

  • Tontura;
  • Calor repentino;
  • Tensão muscular e espasmos;
  • Problemas no estômago;
  • Tremedeira;
  • Garganta e boca seca;
  • Suor excessivo;
  • Rubor.

Sintomas emocionais:

  • Alto nível de ansiedade e medo;
  • Nervosismo;
  • Ataques de pânico;
  • Ciclos emocionais negativos;
  • Dismorfia referente a alguma parte do corpo, geralmente o rosto.

Sintomas comportamentais:

  • Evita situações em que acredita que pode ser o centro das atenções;
  • Abstém-se de certas atividades por medo de constrangimento;
  • Tende a ser isolado, podendo abandonar a escola, faculdade e até mesmo o emprego;

Consequências da ansiedade social

ansiedade social causa e sintomas

A principal consequência da ansiedade social está no impacto negativo que ela causa nas relações pessoais e profissionais. Afinal, é comum que pessoas que sofram com esse problema se abstenham de reuniões, festas, encontros e tudo que envolva interações sociais.

A longo prazo, isso pode causar a ruptura de amizades e até mesmo laços de afinidade com familiares. Além disso, há também o risco da perda de emprego, já que a pessoa com fobia social não consegue executar tarefas que exijam contato com outras. Em alguns casos, o quadro pode evoluir para uma depressão.

De forma mais resumida, trata-se de um transtorno capaz de trazer consequências profundas no dia a dia da pessoa que o vivencia, sendo preciso o acompanhamento profissional para o tratamento.

Tratamento

O primeiro passo é fazer o diagnóstico do problema, que deve ser feito através de uma avaliação completa do indivíduo por um psiquiatra. A partir dessa avaliação, será indicado o melhor tratamento levando em consideração os sintomas apresentados.

Em alguns casos a necessidade acompanhamento psiquiátrico e a utilização de medicamentos pode ser necessária. Noutros, apenas o acompanhamento psicoterápico pode ser suficiente.

Na dúvida, procure ajuda

Quando problemas de ordem emocional começam a interferir de forma muito ativa na sua vida, sempre é bom procurar ajuda. Se algo não lhe agrada no seu comportamento ou em suas relações, a ajuda de um profissional de saúde mental é crucial.

E conte com a gente

A Psiquiatria Paulista está aqui, de braços abertos, para ajudar você a enfrentar quaisquer problemas de ordem emocional. Marque agora mesmo sua consulta com um de nossos médicos para ter o cuidado e atenção que você merece e precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta