Descubra como funciona a Terapia de Casal

Muitos acreditam que a terapia de casal é o último recurso de uma dupla infeliz às vésperas de uma separação. Porém, a procura por esse tipo de abordagem está aumentando cada vez mais e os resultados podem ser bastante promissores.

 

Entenda aqui como esse recurso funciona e como pode ajudar o seu relacionamento.

O que é terapia de casal?

A terapia de casal é um tipo de psicoterapia voltado para duas pessoas envolvidas em um relacionamento afetivo e que buscam formas de solucionar conflitos e/ou melhorar a sua dinâmica amorosa.

Trata-se de um espaço de fala e de escuta, em que, com o auxílio de um profissional psicólogo especialista, o casal pode ter suas demandas ouvidas, identificadas e relacionadas de forma ativa.

Quem deve fazer terapia de casal?

A terapia de casal é um recurso que pode ser útil para qualquer tipo de relacionamento romântico, de qualquer idade. Não há distinção entre casais jovens ou idosos, homo ou heterossexuais, namorados ou casados.

Da mesma forma, a terapia pode ser voltada para conflitos passados ou atuais, assim como uma maneira de auxílio para enfrentar situações de estresse e prevenir problemas maiores na relação a dois.

Como funciona o processo

terapia de casal como funciona

Em um espaço de sigilo e respeito, o casal será acolhido por um psicólogo que poderá escutar de forma ativa às queixas e demandas do casal, atuando como mediador e facilitador do diálogo, além de ajudar o casal a reconhecer suas necessidades e motivos de conflito.

Com o auxílio desse profissional, o casal será capaz de entender melhor o papel de cada um dentro da relação que ambos estabeleceram, assim como cada um pode atuar na solução dos problemas que identificaram.

Vale ressaltar que ao profissional terapeuta não cabe tomar qualquer decisão sobre a vida do casal ou julgar as situações colocadas pelo casal durante o processo terapêutico. Através da terapia, o casal se tornará capaz de tomar a decisão e o direcionamento que julgarem melhor para si mesmos.

Apesar de realizar as sessões de forma conjunta, durante a terapia, cada indivíduo se tornará capaz de identificar as próprias angústias de forma separada, permitindo que o casal prossiga a dois com maior flexibilidade e tranquilidade.

Objetivos da terapia em casal

Ou seja, a terapia de casal visa identificar, acolher e repensar formas de intervir e solucionar situações de sofrimento comum a ambos do casal. Esse processo deve ser estabelecido através do desenvolvimento dos recursos do próprio casal, favorecendo o equilíbrio dinâmico da vida a dois.

Os motivos principais que levam as pessoas a buscarem terapia de casal incluem:

  • Conflitos em excesso;
  • Traições
  • Agressões psicológicas ou até físicas;
  • Falhas de comunicação;
  • Adoecimentos;
  • Perdas na família;
  • Questões relacionadas à filhos, gravidez ou abortos;
  • Dificuldades financeiras;
  • Questões sexuais.

Quando começar

A melhor hora para começar é quando o casal identifica uma dificuldade na relação a dois e que não está conseguindo resolver ou teme que piore. Afinal, a terapia pode ser curativa ou preventiva.

Precisa de ajuda na sua relação?

Se você sente que o seu namoro ou casamento está precisando de auxílio, não hesite em pedir ajuda. Marque uma consulta com um de nossos especialistas aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta