Conheça 5 estratégias para lidar com o Estresse

 

Conheça 5 estratégias para lidar com o Estresse

O Estresse tem sido uma das principais causas no Brasil de longos afastamentos no trabalho por doença, porém, o problema também pode estar ligado a outras causas, além da rotina profissional que sempre nos remete à culpa pelas tarefas que não cumprimos, ligações que não atendemos e e-mails não respondidos. A vida pessoal, acadêmica, escolar e até mesmo social, também gera motivos para nos sentirmos nervosos, irritados, cansados, tristes ou sem energia.

Caracterizado como um conjunto de perturbações que ocasiona o desequilíbrio físico e psíquico, o Estresse pode ser capaz de alterar a rotina de uma pessoa, abalando relacionamentos e o desempenho das atividades que costumavam ser feitas normalmente e desencadeando em alguns casos, efeitos psicológicos como agressividade, frustração e baixa autoestima.

Os efeitos fisiológicos geralmente causados pelo problema são: úlceras, gastrites, disfunções intestinais, aumento da pressão arterial, taquicardia, sudorese excessiva, tensão muscular, bruxismo, alterações na pele e infecções frequentes no trato respiratório, principalmente depois de gripes e resfriados.

Como superar?

Embora seja difícil, a tarefa de lidar e controlar o estresse é possível. O primeiro passo é ter a consciência de que gerir este problema está diretamente associado ao controle dos pensamentos, emoções, ambientes e de como os desafios do dia a dia devem ser enfrentados. Para te ajudar, separamos algumas formas acessíveis para lidar com situações estressantes. Confira abaixo:

  1. Tenha tempo para fazer o que gosta

Além de construir e assumir uma atitude positiva na sua vida, você poderá relaxar e reduzir o estresse, desenvolvendo uma forma mais tranquila de lidar com os problemas rotineiros. Reunir-se com amigos e familiares, ter mais contato com a natureza, ouvir músicas etc., são formas efetivas que podem te ajudar nessa busca por uma vida mais equilibrada.

  1. Aprenda a dizer não e conheça os seus limites

Se você não pode evitar uma possível situação estressante, tente alterá-la. Muitas vezes, isso implica ajustar a sua maneira de se comunicar e agir.

  1. Adote um estilo de vida saudável

Exercite-se regularmente; alimente-se de forma saudável; evite bebidas alcoólicas, cigarros e drogas; descanse e durma o suficiente.

  1. Utilize a tecnologia ao seu favor

Existem diversos aplicativos disponíveis hoje para te ajudar a meditar (Oak), se concentrar e organizar tarefas. Aproveite o que o mundo tecnológico tem a oferecer.

  1. Procure ajuda profissional

Há diversos métodos que podem te ajudar a tratar o estresse, alguns baseados até mesmo na TCC (Terapia Cognitiva Comportamental). Um profissional da área (psicólogo e/ou psiquiatra) pode diagnosticar as causas do seu estresse e indicar a melhor forma de tratamento, acompanhando de perto a sua evolução.

Não deixe a sua saúde mental em segundo plano. Ela é um dos principais pilares que sustenta um estilo de vida equilibrado e mais saudável!

Referência

Stress Control – https://stresscontrol.org/home

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta