5 Dicas para manter-se otimista em tempos difíceis

O otimismo é uma característica indispensável para se levar a vida de uma forma leve e satisfatória. Pesquisas sugerem que otimistas em geral ganham mais, têm melhores relacionamentos e até vivem mais. São benefícios atraentes, mas como manter o otimismo em alta, com tantas situações adversas?

No mundo atual, com tantas notícias complicadas para se dizer o mínimo acabamos por nos tornar pessimistas e desiludidos com o momento atual, e mais ainda com o futuro – que parece nebuloso e pouco amistoso. Mas um fato pode nos ajudar a mudar esta mentalidade: o otimismo pode ser aprendido e praticado. Veja abaixo algumas dicas para enxergar a vida pelo lado mais ensolarado:

1 – Não se permita paralisar

Quando estamos em um cenário X e ele muda para Y, nossa primeira reação geralmente é paralisar tudo. Mas, ao invés disso, faça uma pausa para refletir e analisar a situação. No primeiro momento pode parecer pouco, mas na verdade é um modo de perceber o que está acontecendo de forma consciente e então saber como agir.

De qualquer forma, se a paralisia chegar, é importante ter em mente que foi em virtude de uma situação específica, e que isto não é necessariamente um problema. Depois então, é hora de pensar em alternativas para a busca de uma solução.

2 – Coloque as coisas em perspectiva

Outra abordagem para aumentar seu otimismo é neutralizar intencionalmente suas previsões extremamente negativas com previsões extremamente positivas. Com isto, é possível encontrar o caminho. Tenha em consideração que muito do que sentimos é nossa interpretação dos fatos, e não os fatos em si.

Por exemplo, você pode ficar extremamente decepcionado com a atitude de um amigo, um familiar, ou com uma determinada situação que sai de seu controle. Mas você pode enxergar um outro lado, uma outra situação que possa ser bastante positiva, por exemplo, uma característica que você admira no amigo ou no familiar e focar nesta área positiva, fazendo um exercício mental de não se desligar desta característica.

3 – Pense de modo diferente

É muito poderoso pensar que tudo que se está vivendo é novo, ou seja, é uma experiência única. O que isto deveria nos dizer todos os dias é: “Tome, aqui está sua vida que se inicia nesta manhã, com novas possibilidades e novos aprendizados. Nem tudo será perfeito, mas podemos enxergar tudo como se fosse uma primeira vez. Como de fato é.”

4 – Visualize o seu melhor eu possível

Imagine a vida dos seus sonhos em 10 anos – como seria? Como será? Como você se sentiria nessa vida?  Agora escreva sobre isto: uma vez por semana, por um ou dois meses. Faça este exercício focando em seu “melhor eu possível” em um único aspecto, como família, carreira, relacionamentos ou saúde.

Embora possa parecer uma ilusão, dezenas de estudos mostram que imaginar um futuro ideal pode realmente aumentar os níveis de otimismo.

5 – Cuide de sua saúde mental

Tenha hobbies e procure por coisas que você gosta. Mesmo em meio a turbulências, é possível estar minimamente focado e vivendo a sua individualidade, seus gostos e o que o deixa em harmonia consigo mesmo.

Cuide de sua saúde física e mental. Isto abre portas em sua vida pessoal e profissional. Não se deixe levar pelo turbilhão de pensamentos, comentários, críticas, e outras abordagens negativas que são vistas nos noticiários. Cuide sempre de você.

Para saber mais sobre os nossos serviços de saúde mental, navegue pelo nosso site e descubra todos os tratamentos disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta