Empatia: diferentes perspectivas sobre o assunto em vídeos

Passando o Setembro Amarelo, é muito importante que continuemos na linha do autocuidado e do olhar atencioso ao próximo. Quando falamos disto, estamos falando de empatia.

O conceito de empatia, no entanto, pode confundir muitas pessoas pelo seu entendimento sobre o assunto, pois geralmente é relativizado de acordo com a visão de mundo de cada um.

O importante nesse aspecto é ouvir o que os pensadores de diferentes áreas que fazem parte da construção do indivíduo humano têm a dizer. Desse modo, conseguimos apurar o nosso entendimento sobre esse tema tão importante e o praticarmos da melhor forma.

Pensando nisso e no mês especial da empatia, trouxe 3 vídeos de diferentes perspectivas, para que você possa entender o conceito de empatia e lapidá-lo, para praticá-lo em sua vida de forma cotidiana.

Empatia e filosofia, por Leandro Karnal

Um dos filósofos contemporâneos mais requisitados, Leandro Karnal, compartilhará com você, de forma bem didática, as origens da palavra empatia em todo o seu significado, comparando 0 termo com os dias atuais de forma prática e reflexiva.


A empatia na neurociência, por Claudia Feitosa-Santana

Empatia contagiosa? Empatia cognitiva? Entenda a diferença entre esses dois termos de acordo com a neurociência e saiba como exercitar isso em sua vida.


A empatia de acordo com a abordagem das ciências sociais, por Luís Martino

De acordo com Luís Mauro Sá Martino, um dos maiores problemas da atualidade é a falta de empatia. Entenda esse conceito de acordo com a visão das ciências sociais e por que é tão necessário criar a empatia no dia a dia.


Espero muito que esses vídeos riquíssimos tenham ajudado você a entender melhor o que é empatia e como você pode aplicá-la e exercitá-la em seu dia a dia. Ela é fundamental para a sua saúde mental e para o convívio harmônico entre os seres humanos. Seja você mais uma peça que faz a diferença. Se precisar da Psiquiatria Paulista, seremos sempre empáticos à sua dor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta