O estresse e a busca pelo equilíbrio emocional

As emoções são nossas respostas aos muitos estímulos que a vida nos proporciona. E os estímulos têm crescido cada vez mais. Será que a nossa capacidade de lidar com eles acompanhou o mesmo ritmo? Pois a maneira como lidamos com as emoções influencia as nossas decisões e ainda a forma como nos relacionamos com as outras pessoas.

O planeta vem sendo palco de grandes transformações globais, que têm se intensificado nos últimos anos: evolução tecnológica, alterações nos cenários econômicos e políticos, crises globais, e muitas outras. Em momentos como o da pandemia do Covid-19, a partir de março de 2020, muitas mudanças passaram a acontecer diariamente e nosso organismo se manteve constantemente em estado de alerta, provocando nas pessoas alterações físicas e emocionais.

O que é o estresse?

O estresse é uma reação do organismo a situações de perigo ou ameaças. Esta reação é uma atitude biológica necessária para a adaptação do indivíduo às novas condições. Em uma situação de perigo, o corpo assume funções involuntárias com o objetivo de planejar a fuga e/ou o salvamento.

O mecanismo de alerta e hiper vigilância é acionado no sistema nervoso central, aumentando a frequência cardíaca e arespiratória. Tudo isto com o objetivo de tirar a pessoa de uma situação de perigo. Desta forma, o estresse do organismo, em muitas situações, tem garantido a sobrevivência das espécies.

Existem dois tipos de estresse, o agudo e o crônico. O agudo é aquele mais intenso e curto, provocado normalmente por situações traumáticas, mas passageiras. Como exemplo, a morte de um familiar ou amigo. Já o estresse crônico afeta a maioria das pessoas, sendo frequente no dia a dia, de uma forma menos intensa.

Por que o estresse crônico acontece?

Existem pessoas que vivenciam todos os sintomas de alerta do estresse, sem que exista uma condição externa como justificativa. É como se o organismo entendesse como ameaças várias situações cotidianas, e então desencadeasse uma série de reações, para livrar-se dessas situações.

Em casos de crises sanitárias, como a que ocorreu na pandemia, existiu um medo persistente da morte, além de todos os outros medos: sequelas de uma possível infecção, entes queridos adoentados, problemas econômicos e financeiros, problemas de acesso aos serviços de saúde, só para citar alguns. Daí, surgiu nas pessoas um estresse constante, chegando até mesmo às crises de pânico e de ansiedade.

Reações emocionais e a busca pelo equilíbrio

O equilíbrio emocional compreende comportamentos e pensamentos que ampliem nossas capacidades, tanto físicas quanto mentais. Seu objetivo principal é não deixar que o estresse se torne frequente e consequentemente crônico. As alterações físicas e mentais decorrentes do estresse são muito intensas, e podem gerar muitos outros distúrbios, caso não sejam controladas.

A seguir colocamos algumas dicas simples que contribuem para a promoção do equilíbrio emocional.

– Permita-se ter pausas durante o dia, para relaxar e se desestressar. Estas pausas podem ser usadas para praticar ioga, meditação, ouvir música, fazer jardinagem ou desenvolver outros hobbies.

– Cuide de seu corpo, de maneira geral. Faça exercícios para melhorar sua saúde física, alimente-se bem, pratique o autocuidado. Lembre-se que seu objetivo maior é reduzir o estresse, a ansiedade, a tristeza, que podem estar presentes.

– Encontre maneiras de se manter conectado com as pessoas queridas, como familiares e amigos. Pessoas de nossa confiança são um ótimo recurso para obter apoio e compartilhar sentimentos, sejam eles positivos ou negativos.

– Tenha boas noites de sono, dormindo o necessário para realmente se recuperar para mais um dia.

– Evite as preocupações excessivas e tenha uma mentalidade positiva. Faça o exercício de procurar enxergar pontos positivos em você mesmo, e no mundo.

– Caso sinta necessidade, procure apoio profissional.

O Instituto de Psiquiatria Paulista está à sua disposição para apoiá-lo em sua necessidade. Caso esteja experimentando sentimentos angustiantes relacionados ao estresse, entre em contato conosco e agende uma consulta. Não deixe que seu estresse se torne crônico. Cuide sempre de você!!!

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta