O que é a psicoterapia?

É muito comum se ouvir falar em terapia, mas você sabe realmente o que é a psicoterapia? Esse tipo de tratamento é de grande ajuda para quem deseja melhorar os aspectos emocionais, tanto para quem está sofrendo com alguma angústia, quanto para quem apenas deseja adquirir um maior entendimento em relação a vida.

Os casos de ansiedade e depressão entre os brasileiros têm crescido muito nos últimos anos. Atualmente, 23,9% da população brasileira possui transtornos de ansiedade e 5,8% depressão, o que justifica mais ainda a importância de cuidar da saúde mental.

Neste artigo vamos explicar o que é a psicoterapia e como ela pode ajudar muitas pessoas a terem uma vida melhor. Para saber mais sobre esse processo, continue lendo!

O objetivo da psicoterapia

A palavra psicoterapia nos remete a um tratamento da psique, ou seja, da alma. Um psiquiatra ou psicólogo irá trabalhar juntamente com o paciente para resolver questões sentimentais, através de ferramentas como a fala principalmente, onde o paciente pode expressar o que sente em um ambiente acolhedor. O profissional da psicoterapia ajudará a identificar a causa dos seus problemas emocionais e buscar uma maneira de resolvê-los internamente.

O principal objetivo da psicoterapia é auxiliar as pessoas a lidarem com seus problemas psicológicos e emocionais, a diminuir os sintomas que estão prejudicando o funcionamento normal da nossa rotina.

Quem sofre com algum transtorno como ansiedade, depressão, esquizofrenia, vícios, síndrome do pânico, entre muitos outros, têm sintomas que afetam diversas áreas da vida e podem encontrar na psicoterapia, uma maneira de lidarem com esses problemas. A psicoterapia tem a capacidade de devolver a qualidade de vida e tornar os relacionamentos afetivos e profissionais mais saudáveis, tanto para quem tem alguma doença, quanto para pessoas que só procuram uma vida melhor.


Está se sentindo ansioso(a)? Faça agora o nosso Quiz Ansiedade e descubra se você sofre com esse problema!

O que acontece em uma sessão de psicoterapia?

É importante entender que existem diversas linhas da psicologia, que irão tratar os problemas de forma diferente. Também é possível fazer terapia individualmente, em grupo, casal ou em família.

Uma sessão de terapia costuma durar de 30 a 60 minutos, mas pode durar mais tempo se for necessário. O paciente precisa se sentir acolhido e confiar no profissional. É importante saber que tudo o que acontece na psicoterapia é confidencial, então não é preciso ter medo de julgamentos ou de seus segredos serem expostos.


Leia também: A psicoterapia como caminho para uma vida melhor

Todo mundo pode fazer psicoterapia?

Psicoterapia é tão saudável para mente, quanto fazer exercício físico é para o corpo, logo, todos podem fazer psicoterapia, não havendo restrições de idade. Todos que fazem psicoterapia podem desfrutar de uma melhora na qualidade de vida.


Leia também: Por que e quando consultar um psiquiatra?

Da mesma forma que qualquer um pode fazer psicoterapia, não há um momento certo para procurar um terapeuta. Somente você, através do seu autoconhecimento e da ajuda de amigos e familiares, deve decidir a hora certa de começar a terapia, lembrando que ela é sempre bem vinda, então não há problema nenhum em começar agora mesmo.

Existe muito preconceito acerca de quem procura tratamento psicológico, que só dificultam a adesão. É importante entender que as pessoas são únicas e cada uma tem uma forma bem particular de lidar com seus sentimentos, não havendo alguém mais “fraco”. Procurar psicoterapia é um ato de coragem e amor próprio, uma forma de tentar melhorar toda a vida, que pode refletir em todos os outros, afinal, nossa mente é quem controla toda a nossa vida.

Não desista!

A terapia precisa de tempo para apresentar resultados satisfatórios, por isso é muito importante não desistir no início, quando as coisas estiverem difíceis. Quanto mais sessões você faz, mais os conflitos vão se esclarecendo e você vai aprendendo a lidar com seus próprios sentimentos.

Todos nós temos um universo secreto internamente e é preciso coragem para mergulhar nesse oceano, mas a recompensa é extraordinária!

O terapeuta e o paciente decidem juntos a hora de encerrar o tratamento, por isso, se o paciente achar necessário, poderá fazer por toda a sua vida, sempre desfrutando dos benefícios desse tratamento. Também é comum, após a alta, você voltar algumas vezes ao consultório para fazer uma manutenção e saber se está tudo certo.

Ficou curioso e quer experimentar psicoterapia? Fale conosco da clínica Psiquiatria Paulista agora e agende a sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta