Não é difícil ouvir pessoas utilizando o termo ‘terapia’ para descrever tarefas prazerosas que trazem algum alívio à mente. Tarefas essas que costumam envolver tempo, paciência, zelo e prazer pelo processo e por sua consequência.

A origem do termo ‘psicoterapia’

Terapia é uma palavra de origem grega que significa ‘ato de curar’. Por si só já é uma bela palavra. Quando combinada com psico, cujo significado é ‘mente’, temos psicoterapia ou, em tradução etimológica, o ‘ato de curar a mente’. Belíssimo, não é mesmo?

Um tratamento disponível para qualquer pessoa

Mais belo ainda é o processo psicoterapêutico e as suas consequências para o indivíduo que a realiza. Ao contrário do que se pode pensar, a psicoterapia não é indicada apenas para pessoas que possuem problemas mentais graves, como depressão severa ou esquizofrenia, por exemplo. Ela pode ser altamente benéfica para qualquer ser humano que tenha assuntos ou questões que queira mudar.

No que a psicoterapia pode ajudar

Mais do que os problemas mentais graves como depressão, Transtorno de Ansiedade Generalizada, TOC, Transtorno de Hiperatividade – TDAH, entre outros, a psicoterapia pode ajudar qualquer indivíduo em uma série de questões profundamente pessoais.

Hábitos para se livrar, maneiras de se comportar para mudar, relacionamentos interpessoais para melhorar, futuro equilibrado para almejar e até mesmo conseguir manejar melhor o seu tempo e atividades: esses são alguns dos exemplos em que a psicoterapia tem papel fundamental.

As objeções ao processo

Há pessoas que opõem-se à psicoterapia pelo fato de acharem que deverão tomar remédios ou pelo estigma social existente contra qualquer indivíduo que coloca a sua própria saúde mental como prioridade. Outras dizem que têm amigos para desabafar quando necessário e que, por isso, o processo da psicoterapia torna-se desnecessário.

No entanto, o que elas desconsideram é a capacidade do profissional de psicologia, com toda a sua formação teórica e experiência prática para guiá-las pelo caminho da sua própria mente. O processo psicoterápico não exige o uso de medicação contínua e não serve como dependência ou carência, muito pelo contrário, ele serve para fortalecer a capacidade mental e emocional de resposta aos acontecimentos da vida sobre os quais não se há capacidade de mudar.

Como funciona a psicoterapia?

Concerned patient Free Photo

A psicoterapia é um processo belíssimo que começa quando o indivíduo percebe que uma ajuda profissional pode ser necessária para promover mudanças desejadas há bastante tempo. No início do processo, o psicólogo procurará entender as vivências do paciente, suas relações familiares, a maneira como ele reage aos acontecimentos e seus anseios. Isso trará o embasamento necessário para que o profissional o guie durante todo o processo.

Os atendimentos são dinâmicos e podem ser feitos de várias maneiras de acordo com a corrente teórica do profissional escolhido e das questões a serem tratadas trazidas pelo paciente. O importante é que o paciente se sinta bem e confortável em compartilhar seus problemas, anseios e objetivos, para que ele e o psicólogo consigam descobrir maneiras eficazes de lidar com qualquer coisa que possa desagradar ou causar algum desconforto.

Existe um prazo predefinido?

Não existe um prazo definido para o término do tratamento, pois ele depende da evolução do paciente e de seus questionamentos. Ademais, durante o processo, outros problemas e indagações podem surgir, fazendo com que o paciente queira buscar por novas respostas e trilhar novos caminhos.

Psicoterapia: tratamento eficaz e seguro a favor da vida

O ato de curar a mente é um processo contínuo e individual e cada pessoa possui uma maneira de fazê-lo. Mas sem dúvidas, o profissional de psicoterapia tem todas as ferramentas necessárias para auxiliar esse indivíduo a buscar as suas próprias respostas, de uma maneira calma, tranquila e segura. A melhora na qualidade de vida de qualquer pessoa que faça o tratamento é nítida e quem já o fez, recomenda.

Young happy woman with backpack raising hand enjoy with nature.  Free Photo


A Psiquiatria Paulista quer ajudar você a ter uma vida melhor

A Psiquiatria Paulista oferece tratamento psicoterápico com profissionais altamente capacitados que estão preparados para lidar com as mais variadas questões de qualquer pessoa. Não deixe para amanhã a possibilidade de viver melhor e em paz consigo mesmo de uma vez por todas. Clique aqui e marque agora mesmo a sua consulta.


WhatsApp chat