A busca por uma melhor qualidade de vida é unanimidade em tempos modernos. Para isso, pessoas engajam-se em uma alimentação mais saudável, novos hábitos e atividades prazerosas: tudo que possibilite uma fuga do estresse e dos problemas cotidianos.

Apesar disso, não é comum que a saúde mental seja negligenciada, ou por falta de conhecimento ou até mesmo pela cultura dominante que trata os procedimentos psicoterápicos como desnecessários. É justamente sobre isso que queremos falar neste artigo: a importância da terapia como um caminho para uma vida melhor.

“Certa vez, uma psicoterapeuta, antes de iniciarmos o tratamento, disse-me: a terapia pode ser vista como uma grande estrada com pontos de parada. Seguimos por essa estrada e vez ou outra paramos em um desses pontos, com a ajuda do terapêuta, para olharmos como percorremos até então e o caminho que queremos pela frente. É um processo contínuo, mas recompensador.”

Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário deixar que as coisas cheguem ao extremo para procurar ajuda na psicoterapia. O simples fato de se achar necessária uma mudança em si ou aquela característica que gere um descontentamento ou insatisfação pessoal, pode ser um motivador para a psicoterapia.

Pense em como seria bom ter uma pessoa capacitada para escutar tudo o que você sempre quis falar de forma acolhedora e que ainda o auxilie a resolver problemas profundos muito mais facilmente. Isso é a psicoterapia.

Por que a psicoterapia?

Os questionamentos que chegam aos consultórios de psicólogos e psiquiatras são variados e vão desde problemas de autoestima, questões familiares, hábitos que requeiram mudança, descontentamento, problemas com relacionamentos amorosos ou interpessoais à depressões graves, transtornos de ansiedade, bipolaridade, obsessivo compulsivo, borderline, Burnout, entre outros

psicoterapia vida melhor

A psicoterapia é uma oportunidade belíssima de deixar transbordar o coração e os sentimentos, relatar todas as suas insatisfações e indagações e sentir-se acolhido por um profissional que está neutro frente às posições dos seus fatos, pois o objetivo do processo é você. Profissional, este, que lhe ouvirá pacientemente e lhe guiará pelo seu processo de reflorescimento.

“O processo da psicoterapia pode ser visto como o paciente detentor de um embolado de barbantes – representando sua mente. O psicoterapeuta ajudará este paciente a desembolar o fio e desatar os nós, fazendo com que o carretel sobreponha-se fio a fio de maneira harmoniosa.”

A psicoterapia é única?

Existem vários tipos de psicoterapias e cada uma delas têm um foco diferente. A abordagem sistêmica, por exemplo, tem como protagonista a família do indivíduo, pois acredita que o seio familiar, somado à sua personalidade, é gerador de suas condutas. Já a terapia cognitivo-comportamental focaliza a interpretação dos acontecimentos de acordo com cada indivíduo e busca ressignificá-las de acordo com o problema pontual identificado para ser trabalhado. A via de trabalho de cada processo psicoterápico será definida de acordo com a especialização do profissional envolvido, bem como a necessidade do paciente em questão.

Quais são os benefícios do processo psicoterápico?

Os benefícios são inúmeros e dependem do objetivo pelo qual o paciente buscou auxílio. No entanto, de modo geral, a qualidade de vida costuma aumentar significativamente, uma vez que o paciente consegue lidar melhor com pontos que antes lhe pareciam extremamente dificultosos, se livrou de traumas ou aprendeu a enfrentar certas situações de maneira mais tranquila e proveitosa.

 

Existe um tempo determinado para a psicoterapia?

Não. O processo dependerá do objetivo em comum entre o paciente e o terapeuta. É impossível estabelecer um tempo prévio, pois os avanços dependerão do paciente e das circunstâncias. No entanto, o paciente pode pedir a suspensão do processo ou ‘alta’ quando desejar, mas vale ressaltar que é sempre importante seguir a recomendação do especialista em cada caso.

Vamos cuidar da mente?

Agora que você já sabe que a psicoterapia é um processo versátil e que atende às necessidades individuais de cada ser humano, pode refletir melhor sobre a sua vida e sobre o assunto.

Faça um exercício: busque em sua mente alguma coisa que você queira muito mudar. Pense neste ponto e reflita como seria bom ter alguém para ajudar você nesse processo de autoconhecimento, indicando possíveis caminhos que poderão levar-lhe a uma vida melhor.

Pense numa mente saudável junto a novos hábitos de alimentação e rotina que lhe trarão muito mais qualidade de vida. Pense em como seria bom se você conseguisse lidar, de maneira tranquila, com algo que lhe incomoda muito hoje. Pense em como seria bom ter alguém para ouvir os seus problemas mais íntimos, sem qualquer julgamento ou preconceito. Pense em todos os benefícios de ser ter uma mente mais organizada e sem muitos pensamentos soltos. Pense em pensar melhor. A psicoterapia ajuda você nisso.

psicoterapia vida melhor

Estamos aqui para ajudar você, no que for preciso

A Psiquiatria Paulista está sempre à sua disposição para ouvir e ajudar você, seja qual for o seu problema. Nosso time de profissionais de saúde mental vão, juntos, buscar o melhor caminho para que você consiga encarar a vida de uma forma diferente, mais simplificada e colorida. Fale conosco agora mesmo e vamos juntos nessa!

WhatsApp chat