Psiquiatra e telemedicina: como funciona a consulta online.

Se você sente alguma dor física ou algum sintoma de uma doença conhecida, é natural que procure um médico para identificar o problema e tratá-lo da forma correta. 

Ao ocorrer uma dor estranha na cabeça, queremos um neurologista. Uma dor no peito, vamos ao cardiologista. Mas se o aperto no peito for de origem emocional?

Neste último ano, a procura pelo atendimento via telemedicina através de consultas médicas online, aumentou bastante e vários profissionais podem realizar esse atendimento, inclusive o Médico Psiquiatra.

Mas quando consultar um psiquiatra?

Sempre que houver um sofrimento emocional persistente, que impossibilite uma pessoa de viver sua vida normalmente, com empecilhos na rotina, causados por desmotivação, tristeza, ansiedade, impulsos e muitos outros descontroles emocionais, recomenda-se a consulta com um psiquiatra.

Ao contrário do que se acreditava há anos, o psiquiatra não é médico de louco e também não irá apenas prescrever remédios para você como antidepressivos

Hoje em dia, o trabalho do psiquiatra em consultório é muito importante para pessoas que sofrem de depressão, ansiedade generalizada, insônia, oferecendo tratamentos, com medicamentos ou não, que podem ser combinados com a psicoterapia.

O principal objetivo do tratamento psiquiátrico é ajudar o paciente a restabelecer o controle emocional sobre a própria vida, entendendo e vivendo suas emoções e sentimentos de forma saudável, sem prejuízos à sua saúde física, à vida profissional, social, familiar e amorosa. 

A consulta online com um psiquiatra pode ser uma forma mais fácil e acessível para tratar a saúde mental e diagnosticar doenças como depressão e ansiedade. Entenda.

E como funciona a consulta online pela telemedicina?

Telemedicina é o nome dado ao atendimento médico à distância, sem a presença física do médico e do paciente, que são conectados de forma virtual. No caso da consulta psiquiátrica online, um computador com acesso à internet.

Para consultar um psiquiatra online, o processo é bem parecido com uma consulta presencial. Você vai precisar agendar sua consulta com a clínica, e ter o seu horário garantido para atendimento.

No dia e hora marcadas, você e o seu médico, simultaneamente, acessarão a plataforma digital para realizar a consulta, que pode ser através de um programa específico da clínica ou outros meios, como WhatsApp ou Skype, que permitam comunicação com áudio e vídeo.

É importante lembrar que todo esse processo é feito de forma segura, sem que outras pessoas tenham acesso à sua consulta, enquanto ela ocorra ou até mesmo depois. Afinal, a ética e responsabilidade médica estão tão presentes na telemedicina quanto no atendimento presencial.

Como é consultar um psiquiatra online?

Consultar um psiquiatra online, através da telemedicina, é bem semelhante às outras especialidades que atendem nessa modalidade. 

Ao chegar no dia e hora marcadas, você e o seu psiquiatra se encontrarão virtualmente e você será atendido como em um consultório presencial.

Ele vai conduzir algumas perguntas a você, ouvi-lo e entender as motivações pelas quais você o procurou. Assim, ele consegue identificar qual pode ser o seu problema, indicar exames complementares se achar necessário, realizar um diagnóstico prévio e prescrever medicamentos ou tratamentos para o seu caso.

Caso já tenha se consultado com aquele médico ou clínica antes, mesmo em modo presencial, o médico pode ter acesso ao seu prontuário, para conferir seu histórico de saúde. Da mesma forma, ele registrará esse atendimento.

Uma das principais vantagens de consultar um psiquiatra online atualmente é a segurança, pois você evita deslocamentos e riscos desnecessários de se contaminar e ainda cuida das emoções em um momento tão difícil quanto o que estamos passando. Você economiza tempo e dinheiro, poupa a sua saúde física e observa sua saúde mental.

Como se preparar para uma consulta online com um psiquiatra?

Antes de uma consulta presencial, geralmente você confere se há trânsito até a clínica, quanto tempo levará e se prepara até ir ao local. 

No caso da consulta online com um psiquiatra, é importante que você cheque se a sua conexão com a internet está boa e se você consegue se comunicar com áudio e vídeo do seu celular ou computador. Você pode, inclusive, testar isso com um amigo logo antes e já aproveita para reforçar os laços.

Escolha um lugar confortável para realizar sua consulta, sem interrupções ou barulhos externos. Afinal, o psiquiatra precisará que você abra o seu coração e conte tudo o que quiser de forma aberta e clara. Então, reserve esse momento só para a consulta.

Como um psiquiatra online pode te ajudar?

Uma consulta online com um psiquiatra pode ser o início de uma nova vida para você, tratando dores emocionais que muitas vezes passam despercebidas e são negligenciadas.

Esse profissional vai te acolher exatamente do jeito que você é, entender as suas imperfeições e trabalhar com você de uma forma que a sua vida faça mais sentido ser vivida sob a sua própria perspectiva. Não é uma questão de viver certo ou errado, mas de viver melhor consigo mesmo.

Ele pode fazer isso através de conversas, medicamentos, psicoterapias e até mesmo exames, dependendo de alguns casos. Isto porque as doenças psicossomáticas podem provocar alterações físicas no corpo, como taquicardia, respiração acelerada, fadiga e dores intensas.

Veja também:

O que são doenças psicossomáticas?

Por isso, considere se essa tristeza, angústia e ansiedade que você sente há algum tempo não está atrapalhando sua vida a ponto de dar lugar à apatia, prejudicando suas relações, rotina, trabalho e sonhos. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto a física e uma está completamente ligada à outra.

Escute suas emoções: procure um psiquiatra online se precisar

A consulta com um psiquiatra online pode ser uma forma mais acessível para algumas pessoas buscarem ajuda profissional de saúde mental. Não deixe que suas emoções se acumulem e prejudiquem o seu dia a dia. A ajuda que você precisa pode estar bem na sua mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta