Tanto psiquiatras quanto psicólogos são profissionais que têm foco na saúde mental do indivíduo. O trabalho de ambos é fundamental para que pessoas que estejam enfrentando problemas de ordem mental tenham uma melhor qualidade de vida. No entanto, esses dois profissionais possuem algumas diferenças entre eles e que seus pacientes devem saber.

Para que você entenda melhor o trabalho desses dois profissionais e como eles podem ajudar qualquer pessoa que esteja passando por problemas de ordem mental, elaboramos este artigo citando as principais características de cada um. Vamos lá?

Psiquiatra: o médico especialista em saúde mental

Para ser considerado um psiquiatra, é necessário que se tenha a formação regular em medicina (6 anos) e que tenha feito residência na área de psiquiatria por 3 anos. Seu principal objetivo é controlar os sintomas do paciente através de medicamentos e acompanhamento.

O psiquiatra costuma tratar de distúrbios mentais graves, como esquizofrenia, bipolaridade e depressão, mas também pode intervir em casos mais comuns, como os de insônia e ansiedade, por exemplo.

Apenas o psiquiatra pode prescrever medicamentos e cabe a ele fazer o acompanhamento de como o paciente está reagindo ao tratamento. Geralmente, os encontros com o psiquiatra são de periodicidade mensal, mas isso pode variar dependendo de cada caso.

Patient laying Free Photo

Psicólogo: o profissional capacitado para ouvir e tratar

Diferentemente do psiquiatra, o psicólogo não tem formação em medicina, mas em psicologia. Seu principal objetivo é conduzir o processo terapêutico para ajudar o paciente encontrar respostas às suas indagações e conseguir resolver problemas internos profundos, como traumas e hábitos nocivos.

O psicólogo também tem papel fundamental no tratamento de doenças como depressão e ansiedade, pois auxiliará o paciente a encontrar saídas para o direcionamento de seu potencial. Os encontros com o psicólogo – ou as sessões de terapia – costumam ocorrer semanalmente.

Também é visto como um profissional bastante importante para a promoção de uma melhor qualidade de vida, principalmente no que tange aos relacionamentos interpessoais, pois nas sessões, o autoconhecimento é o foco central, o que, por sua vez, possibilita uma melhor relação social.

Ao contrário do psiquiatra, o psicólogo não pode prescrever medicamentos, mas pode confeccionar laudos. É importante salientar que o trabalho em conjunto desses dois profissionais resultam em um sucesso maior, uma vez que eles têm um objetivo em comum utilizando método diferentes.

Ambos preocupam-se com você

Tanto o psiquiatra quando o psicólogo têm o foco na saúde mental do paciente e na promoção do seu bem-estar. Em muitos casos, a união desses dois profissionais é primordial para o sucesso do paciente, como mencionado anteriormente. Se você passar por algum problema emocional que esteja dificultando a sua vida pessoal ou profissional, não deixe de procurá-los para que a sua qualidade de vida seja restaurada.

Quando procurar um ou outro?

Na maioria das vezes, os psiquiatras são requisitados para que o paciente consiga ter um alívio mais rápido dos sintomas que está apresentando. Isso, junto a uma avaliação criteriosa que inicia o tratamento mais adequado à situação, visando a estabilização e a recuperação do paciente.

Já os psicólogos, são procurados por pessoas que possuem questões específicas que queiram tratar ou por se sentirem, de alguma forma, incapacitados emocionalmente de lidar com um problema sozinho. O processo terapêutico é mais longo e necessita da colaboração do paciente para que se tenham bons resultados. Apesar de essa não ser a única função de um psicólogo, tende a ser a mais comum.

O importante é procurar ajuda

Se você sente que está com dificuldades para lidar com situações cotidianas e questões de ordem emocional, procurar a ajuda de ambos esses profissionais surtirá efeito. O mais importante é estar atento que, muitas vezes, precisamos de ajuda profissional para conseguirmos restabelecer boas condições de vida. Você pode contar com a gente sempre que precisar e se quiser, pode falar conosco, aqui.

WhatsApp chat