Fazer psicoterapia pode trazer diversos benefícios, como autoconhecimento, superação de traumas e problemas psicológicos, melhora na qualidade de vida e nas relações. Apesar de ainda haver muito preconceito, buscar ajuda psicológica é um ato de coragem e amor próprio.

Muita gente se pergunta “existe um momento ideal para recorrer a um psicoterapeuta?” “Quando é necessário buscar ajuda psicológica?” Para obter essas respostas, continue lendo!

Trauma e luto

Existem situações na vida em que vamos passar por perdas, mudanças, separações, luto ou traumas. Situações como perda de emprego, de um ente querido, do emprego, divórcio, violência, tudo isso nos deixa naturalmente tristes. Nesses momentos, contar com ajuda psicológica vai contribuir muito para entender, superar a tristeza da melhor forma possível e mais rapidamente.
Quando a situação é traumática, a psicoterapia ajuda a superar o acontecimento e a lidar com isso de forma diferente caso ele ocorra novamente. Por exemplo, se você sofre um acidente de carro, a psicoterapia irá ajudar a superar o medo de andar de carro novamente, sem sofrer com a ansiedade de um novo acidente.


Leia também: O que é a psicoterapia?

Intensidade sentimental

Muitas vezes o problema não é o sentimento em si, afinal, todo mundo vai sentir medo, alegria e tristeza, por exemplo. Mas a intensidade desses sentimentos pode desencadear um sofrimento muito grande.
Sentir raiva ou ansiedade de forma muito intensa e estar sempre se preparando para o pior a ponto de atrapalhar as suas atividades cotidianas pode ser um sinal de alerta. Nesses casos, procurar ajuda psicológica é uma ótima ideia.


[QUIZ] Qual meu nível de ansiedade? – Faça o teste e descubra!  

Ideias obsessivas

Se alguma ideia se tornar um pensamento fixo, como se seus pensamentos tivessem “travado”, é bom atentar-se. Podem ser ideias como uma vontade incontrolável de lavar a mão o tempo inteiro, pensamentos negativos ou até mesmo uma fixação com morte ou suicídio.
Ideias obsessivas podem levar a atos impulsivos nocivos que não são exatamentes o que você quer fazer, mas esses pensamentos se tornam incontroláveis. Ao perceber esse tipo de sintoma, procure ajuda psicológica o quanto antes.

Sofrimento constante

Quando a tristeza e o sofrimento se tornam rotina e estamos constantemente insatisfeitos e infelizes, é necessário que saibamos que não estamos sozinhos. Ninguém precisa aguentar as fases difíceis sem ajuda.
É normal se sentir triste, com preguiça ou com apatia, mas a frequência que isso acontece precisa ser observada. Quando passamos mais tempo sem vontade de levantar da cama e sem motivação para realizar as atividades cotidianas, procurar ajuda psicológica é a melhor alternativa para entender o que está acontecendo e conseguir superar o sofrimento.

Crise existencial

Durante a vida passamos por várias mudanças: infância para a adolescência, entrada da vida adulta, saída da casa dos pais, maternidade/paternidade, entrada na menopausa. Nunca somos a mesma pessoa que éramos ontem e muitas vezes nessas mudanças nos fazem questionar quem realmente somos, do que gostamos e o que queremos. Esses questionamentos podem nos levar às crises existenciais. Momentos de mudança e de dilemas devem ser acompanhados por um profissional para serem atravessados de forma saudável.

Problemas nos relacionamentos

A natureza do ser humano é viver em sociedade, logo, quando apresentamos dificuldades em nos relacionar com as pessoas, podemos ter uma série de problemas pessoais e até mesmo profissionais. Todos os problemas nos relacionamentos merecem atenção, afinal, é importante sabermos quais características nossas e dos outros  podem estar ocasionando os conflitos.
Problemas nos relacionamentos amorosos, por exemplo, podem se dar devido a traumas vividos por um dos envolvidos. Somente um profissional tem a capacidade técnica de analisar a situação e os envolvidos para procurar a melhor solução para o caso, por isso é tão importante não negligenciar os relacionamentos e procurar ajuda psicológica sempre que preciso. Nesse caso, terapias em casal ou de grupo também podem ser uma alternativa eficaz.

Estresse

quando procurar ajuda psicologica estresse

O estresse é um problema bastante comum, devido às altas cobranças que sofremos todos os dias, seja da mídia, dos familiares, no trabalho e até mesmo a nossa autocobrança. O estresse não deve ser negligenciado, pois ele pode trazer consequências psicológicas e físicas que atrapalham muito a nossa rotina e se não tratado, ele pode evoluir para problemas mais graves como depressão e ansiedade.


[QUIZ] O quanto estou estressado? – Faça o teste e descubra!

Alterações no sono

Distúrbios do sono são muito comuns, mas nem por isso devem ser tratados como normais.
Vontade incontrolável de dormir o tempo inteiro, assim como falta de sono são situações que merecem atenção, afinal, é durante o sono que armazenamos memórias, aprendemos e produzimos hormônios importantes.
Dormir e acordar muitas vezes durante a noite também pode ser considerado insônia, assim como dificuldade para pegar no sono. Em casos onde o funcionamento normal do seu sono está afetado, vale a pena procurar ajuda psicológica para descobrir a causa do problema e poder tratá-lo.

quando procurar ajuda psicologica alteracoes sono

Sintomas físicos sem diagnóstico

Muitas vezes nossos problemas psicológicos podem ecoar na nossa saúde física, com isso, podemos apresentar sintomas como dores de cabeça, falta de ar, problemas gastrointestinais, entre muitos outros, chamados de “psicossomáticos”. O autoconhecimento obtido através da psicoterapia nos permite identificar quando esses sintomas sem diagnóstico são causados por problemas emocionais.

Abuso de substâncias

É muito comum que as pessoas utilizem as substâncias como válvula de escape para os seus sentimentos. Bebidas alcoólicas, cigarros, drogas ilícitas ou calmantes podem ser consumidos em excesso como forma de se “anestesiar” se dores emocionais.

Ao perceber que você está utilizando essas substâncias mais frequentemente ou em maior quantidade e sente a necessidade de utilizá-las, procure ajuda psicológica! Afinal, um vício é mais um problema e não a solução.

Autoconhecimento ou prevenção

Você pode procurar ajuda psicológica apenas porque você quer, seja para se conhecer melhor se prevenir de problemas psicológicos. Afinal, assim como você vai ao cardiologista para verificar como está a saúde física do seu coração, você pode ir ao psicoterapeuta para tratar da sua saúde mental e fortalecer a sua mente contra os problemas que possam surgir. A saúde mental é tão importante quanto a física!

Busque ajuda psicológica hoje

Seja para resolver algum problema psicológico, para buscar autoconhecimento, para prevenir futuros problemas que possam ocorrer, ou simplesmente porque você quer, buscar ajuda psicológica é um ato de autocuidado e amor próprio. E para isso que estamos aqui! Agende agora uma consulta na clínica Psiquiatria Paulista!


WhatsApp chat