Você tem um mindset produtivo?

Nos tempos atuais, de muitos desafios e constantes adaptações, o mindset produtivo ganha cada vez mais relevância. Mindset é a configuração mental, a forma como uma pessoa pensa, como ela percebe e planeja o ambiente ao seu redor. O mindset impacta diretamente os comportamentos das pessoas.

No ambiente de trabalho, por exemplo, o mindset produtivo é determinante para que uma pessoa entregue todas as tarefas com qualidade e pontualidade, e também impacta a forma como ela lida com os colegas de equipe e com as demandas do dia a dia. 

Um(a) funcionário(a) que encara uma demanda como sendo um desafio, que vai lhe dar a oportunidade de aprender algo novo, desenvolver-se e contribuir para o desempenho da equipe, entrega melhores resultados, além de manter um ambiente de trabalho motivador e positivo para todos.

Produtividade

A produtividade está ligada à qualidade com que um trabalho é feito, bem como à pontualidade com que ele é entregue. Por mais bem feito que seja um trabalho, entregá-lo com atraso costuma causar estresse e desentendimento entre os integrantes da equipe.

Por isso, uma pessoa com mindset produtivo tem consciência do seu tempo e sabe que este recurso é valioso e escasso. Esta consciência nos ajuda a planejar as atividades com mais precisão, e isto impacta diretamente as saúdes física e mental, condições fundamentais para a realização de qualquer trabalho. Esta consciência também nos impede de assumir mais responsabilidades do que conseguimos, com o tempo disponível que temos.

Rotina

Após reconhecer o tempo necessário para fazer diferentes atividades, o próximo passo é organizar o dia por blocos de tarefas. Na parte da manhã, por exemplo, pode-se conferir e-mails e realizar reuniões que irão embasar o trabalho. Já à tarde, podem ser desempenhadas outras funções como: ler documentos, fazer apresentações, assistir a vídeos, elaborar planilhas, etc.

É fundamental saber como você se sente mais confortável para trabalhar! Contudo, saiba que estabelecer uma rotina não implica engessar as atividades – pois, se houver imprevistos ou demandas de última hora, será necessário reorganizar a agenda para dar conta deles.

O mindset positivo

Ruminar pensamentos improdutivos mina a confiança e acaba com a produtividade, propiciando o surgimento de comportamentos como a procrastinação.

Por isso, é fundamental perceber quais são aqueles pensamentos negativos que costumam vir à mente no momento da realização de algum trabalho. O padrão de pensamento da pessoa a leva a imaginar se vai conseguir entregar o trabalho ou não. Este autoconhecimento é fundamental para ajudá-la a descobrir o que pode minar a confiança.

Levando em conta um mindset positivo em longo prazo, você precisa se perguntar: aonde desejo chegar e o que desejo me tornar a partir deste trabalho? Qual é a definição de sucesso e de um bom ambiente de trabalho para mim? E ainda: qual é a minha versão bem-sucedida do futuro? Isso vai ajudá-lo a perceber quais habilidades e comportamentos você precisa desenvolver.

Pensamentos e ações construtivos

O processo de autoconhecimento não envolve apenas reconhecer o que é preciso aprender, mas também as qualidades individuais. Reconhecer os trabalhos bem-feitos já realizados é fundamental para fortalecer a autoconfiança, especialmente em momentos mais desafiadores do trabalho.

Cuidar da saúde mental é fundamental para ter um mindset produtivo e assim, ter um bom desempenho no trabalho. Para desenvolver um mindset produtivo, reconhecendo pontos fortes e habilidades, poderá ser necessário contar com apoio profissional. Agende uma consulta pelo nosso site e veja como melhorar o seu desempenho profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta