Sempre que alguém percebe que algo está errado com o próprio corpo, seja uma dor aqui ou ali ou um incômodo que prejudique as atividades rotineiras, é natural que procure um médico para tratar o problema. No entanto, quando o assunto é saúde mental, a relutância costuma ser um pouco maior.

Muito disso, dá-se pelo estigma criado acerca do médico psiquiatra como sendo um ‘médico de louco’. Apesar de os psiquiatras tratarem de doenças mentais graves, como esquizofrenia e demência, esses profissionais também são indicados para quem deseja combater a insônia, a ansiedade e a depressão.

O início do caminho para estar em paz consigo mesmo

As emoções fazem parte da vida de todo ser humano e elas são necessárias para que expressemos nossos sentimentos. Lidar bem com elas é fundamental para que tenhamos uma vida plena. Sentir-se chateado após brigar com alguém, irritado com alguma desavença, triste por uma nota baixa ou por algo não ter saído como planejado, é normal. No entanto, quando as reações a esses acontecimentos começam a tomar proporções maiores, o sentimento de frustração ser intenso e a capacidade de recuperação parecer prejudicada, é um sinal de que a consulta com um psiquiatra pode ser necessária.

Quando problemas de ordem emocional atingem um ser humano, sua produtividade no trabalho é prejudicada e as atividades de lazer também, pois os dissabores são mais frequentes e intensos, gerando um ciclo vicioso de insatisfação, que precisa ser interrompido.

Quando se deve consultar um psiquiatra

Não existe regras ou nada específico que nos diz o momento certo para se procurar um psiquiatra, mas é importante observar alguns pontos. Quando os problemas de ordem emocional passam a interferir de forma recorrente nas atividades rotineiras da pessoa, quando a insônia começa a ser frequente ou as mudanças ou estados de humor interferirem no trabalho e na relação interpessoal, tem-se um ponto de alerta.

Estes pontos citados, podem indicar o início de uma depressão ou o surgimento de transtorno bipolar, por exemplo. A ansiedade também pode desencadear uma série de reações físicas no corpo, como taquicardia, palpitações, tremedeira e falta de ar. Por isso o auxílio de um psiquiatra é tão importante para que se tenha uma melhor qualidade de vida.

psiquiatra vida melhor

Como um psiquiatra pode ajudar

Primeiramente, o psiquiatra acolherá o paciente e, através de uma boa conversa, conhecerá a sua história. Procurará entender as causas das questões que o paciente vem enfrentando para conseguir proceder da melhor forma. Se necessário, também poderá fazer um exame físico, a fim de detectar alterações corporais provocadas pelo estado de saúde mental do paciente.

Ao entender as motivações e reais necessidades do paciente, indicará o melhor tratamento para que a sua dor seja resolvida de forma eficiente e comprometida. Um medicamento poderá ser prescrito junto a um processo psicoterápico, para que o acompanhamento do paciente seja feito de forma responsável.

A ajuda que salva vidas

Sem sombra de dúvidas, o psiquiatra tem um papel importantíssimo na manutenção do bem-estar de milhares de pessoas. A saúde mental quando levada a sério e bem tratada, promove uma vida melhor e mais leve para pessoas que conseguirão dormir melhor, serem mais produtivas no trabalho, compreensivas com as adversidades de vida e terão mais motivações para ir em busca dos seus objetivos e sonhos.

Ao contrário do que muita gente pensa, aquela ‘preguiça’ que algumas pessoas parecem sentir, é sinal de que uma ajuda psiquiátrica pode ser necessária para que o indivíduo consiga retomar a sua vida de maneira plena. Não negligencie a sua saúde mental e procure ajuda ao perceber os sinais que dificultam o seu cotidiano e ofereça apoio também àqueles que parecem meio ‘desanimados’. Nunca é tarde nem cedo para buscar ajuda.

Nós podemos ajudar você

A Psiquiatria Paulista pode ajudar você a reencontrar o brilho dos dias mais lindos. Converse com a nossa equipe que terá prazer em ajudar você a cuidar da sua saúde mental para que você consiga viver cada vez melhor. Fale conosco por aqui e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp chat