Como funciona a cetamina e onde comprar?

Desenvolvida há mais de 50 anos, a cetamina foi inicialmente utilizada com o intuito de induzir ou manter o estado de anestesia. Porém, recentemente, novos estudos comprovaram outra utilidade para o medicamento. Em baixas doses, a cetamina se mostra altamente eficiente no tratamento de transtornos como depressão resistente, unipolar e bipolar. A descoberta fez com que muitas pessoas começassem a procurar informações sobre o que é o medicamento, como ele funciona e onde comprar cetamina.

O que é a cetamina?

A cetamina, também conhecida como ketamina, foi criada em 1962, e usada desde então como um indutor do estado de transe, proporcionando o alívio de dores, sedação e perda da memória. Contudo, nos últimos 20 anos, várias pesquisas apontaram que, quando administrada em baixas dosagens, ela também é eficiente na atenuação dos sintomas de pacientes com depressão refratária e ideação suicida. 

Os resultados são impressionantes e, até o momento, não houve registros de complicações devido ao seu uso, sendo pouquíssimas as contra indicações à aplicação de cetamina. Assim, surge uma nova esperança aos pacientes que lutam há anos pela melhoria da saúde mental, sem obter êxito com as formas de tratamento mais convencionais.

Como a cetamina funciona?

Uma das grandes diferenças da cetamina para outros medicamentos usados no tratamento de transtornos emocionais se dá justamente na forma como ela age no organismo.

A depressão se caracteriza por alterações que ocorrem em neurotransmissores, como a serotonina e a noradrenalina, prejudicando o equilíbrio químico cerebral. Isso altera a rede de sinapses, afetando a comunicação entre os neurônios, causando os sintomas típicos da doença.

Enquanto os antidepressivos convencionais atuam aumentando a disponibilidade de substâncias – como a serotonina e a noradrenalina – para a comunicação neuronal, a cetamina segue outra via, auxiliando na “reconstrução” das pontes entre os neurônios, propiciando o restabelecimento de uma comunicação cerebral mais fluida. Ela faz isso através da regulação do glutamato – um aminoácido presente no cérebro – e restaurando circuitos cerebrais que possam ter sido prejudicados pela depressão grave.

O tratamento funciona de modo muito simples: em pacientes em fase de depressão aguda, o medicamento é administrado de oito a doze vezes, durante uma ou duas semanas, sob o acompanhamento do psiquiatra e de uma equipe de enfermagem especializada. 

Após a administração inicial e a avaliação da equipe médica junto ao paciente, as doses vão sendo reduzidas, com o objetivo de minimizar as chances de recaída após a interrupção do tratamento.

Como comprar cetamina?

O uso da cetamina no tratamento de depressão ainda é um fato relativamente novo na medicina. Por isso, poucos centros de saúde e psiquiatria são autorizados a aplicar o medicamento. Outro ponto importante é que esse fármaco não é vendido em farmácias. Para avaliar a viabilidade do tratamento, é preciso uma análise individual e profissional detalhada de cada caso.

O Instituto de Psiquiatria Paulista é um dos pioneiros no país no tratamento com cetamina, e um dos poucos autorizados a realizar sua aplicação. Ele possui um centro especializado de infusão do medicamento e é reconhecido internacionalmente pelos seus tratamentos contra depressão e outros transtornos mentais.Se você, médico ou paciente, quiser saber mais sobre cetamina, suas pesquisas e tratamentos, é só entrar em contato com o Instituto através desse link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta