Você sabia que o autismo engloba diferentes tipos e características? Se você está procurando entender melhor sobre essa condição e suas particularidades, você veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos explorar os principais tipos de autismo e suas principais características.
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a forma como uma pessoa se comunica e interage com o mundo ao seu redor. Existem vários tipos, sendo eles: autismo de alto funcionamento (também conhecido como Síndrome de Asperger), Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, Autismo Clássico e Transtorno Global do Desenvolvimento não Especificado (TGD-NE)
Cada tipo apresenta suas próprias características e níveis de gravidade, mas todos compartilham traços comuns, como: dificuldades de comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. É importante conhecer essas características para proporcionar um melhor entendimento e suporte para as pessoas com autismo.
Então, se você está interessado em aprender mais sobre os principais tipos de autismo e suas características específicas, continue lendo este artigo.
Principais tipos de autismo
Síndrome de Asperger
O Síndrome de Asperger é considerado um transtorno do espectro autista (TEA), mas com características específicas que o diferenciam dos outros tipos. Alguns pontos-chave sobre o Síndrome de Asperger são:
- Habilidades de comunicação: indivíduos com Síndrome de Asperger geralmente têm boa linguagem falada, porém podem ter dificuldades na compreensão de nuances comunicativas, como ironia ou sarcasmo.
- Interesses específicos: é comum que essas pessoas tenham interesses muito intensos e focados em áreas específicas, podendo se tornar especialistas em determinados assuntos.
- Comportamentos repetitivos: assim como em outros tipos de autismo, os comportamentos repetitivos também estão presentes na Síndrome de Asperger, podendo incluir movimentos corporais repetitivos ou aderência a rotinas rígidas.
- Inteligência: muitos indivíduos possuem inteligência acima da média, o que pode contribuir para habilidades excepcionais em áreas de interesse.
- Desafios sociais: a dificuldade em compreender códigos sociais pode levar a problemas na interação social e amizades, sendo comum que essas pessoas se sintam isoladas ou deslocadas em ambientes sociais.
Em resumo, o Síndrome de Asperger se destaca por habilidades de linguagem mais desenvolvidas e inteligência típica acima da média, mas com desafios significativos no que diz respeito à interação social e compreensão de sinais sociais não verbais.
Transtorno Desintegrativo da Infância
Na Síndrome de Heller, uma condição rara dentro do espectro do autismo, a criança experimenta um desenvolvimento aparentemente normal durante os primeiros anos de vida; entretanto, ocorre uma perda abrupta de habilidades cognitivas, sociais e motoras.
Algumas características desse tipo de autismo incluem:
- Normalidade inicial: a criança com Transtorno Desintegrativo da Infância apresenta um desenvolvimento típico nos primeiros anos, sendo muitas vezes confundida com crianças neurotípicas.
- Perda de habilidades: após esse período inicial, a criança começa a perder habilidades adquiridas, como fala, controle de esfíncteres e interação social.
- Deterioração rápida: a deterioração das habilidades ocorre de forma rápida e significativa, levando a um quadro de regressão severa.
- Impacto profundo: essa perda de habilidades tem um impacto profundo no dia a dia da criança e de sua família, necessitando de suporte especializado.
Essa forma de autismo, embora seja menos comum do que o autismo clássico ou a Síndrome de Asperger, requer diagnóstico precoce e intervenção especializada para melhorar a qualidade de vida da criança e ajudar na adaptação às novas necessidades que surgem com a condição.
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Transtorno Invasivo do Desenvolvimento
O Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) é uma designação anterior que englobava diferentes condições, incluindo o Autismo. No entanto, com a evolução do entendimento sobre o espectro, o termo TID foi substituído pela terminologia atual de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
- Anteriormente, o TID incluía o Autismo, a Síndrome de Asperger, o Transtorno Desintegrativo da Infância e o Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
- Essas condições eram consideradas formas de autismo separadas, mas agora são todas consideradas parte do espectro do Autismo.
Atualmente, as pessoas utilizam o termo TEA para abranger todas as manifestações do Autismo, reconhecendo a diversidade de sintomas e níveis de gravidade que podem estar presentes.
Autismo Clássico
O psiquiatra Leo Kanner descreveu pela primeira vez o autismo clássico, também conhecido como autismo de Kanner, em 1943. Este tipo de autismo é caracterizado por padrões de comportamento específicos, tais como: dificuldades na interação social, comunicação limitada e padrões repetitivos de comportamento. Além disso, as pessoas com autismo clássico podem apresentar atrasos no desenvolvimento da linguagem e habilidades motoras.
Características do Autismo Clássico:
- Dificuldades na interação social, como falta de contato visual e dificuldade em se relacionar com os outros;
- Comunicação limitada, que pode incluir atrasos na linguagem falada ou dificuldade em iniciar ou manter uma conversa;
- Comportamentos repetitivos, como movimentos estereotipados, fixação em rotinas ou interesses específicos;
- Sensibilidade sensorial, manifestada por hipersensibilidade ou hipoatividade a estímulos sensoriais como luz, som ou texturas.
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Transtorno Global do Desenvolvimento não Especificado (TGD-NE)
O Transtorno Global do Desenvolvimento não Especificado (TGD-NE) é uma categoria que engloba diferentes manifestações dentro do espectro. Caracteriza-se pela presença de algumas características típicas do autismo, porém não se enquadra completamente em nenhum dos outros subtipos.
Indivíduos com TGD-NE podem apresentar desafios de comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. Por isso, é essencial que essas pessoas recebam avaliação e acompanhamento especializado para garantir intervenções adequadas e suporte necessário.
Níveis de autismo
Os diferentes níveis de autismo são classificados de acordo com o grau de desenvolvimento das habilidades de comunicação, interação social e comportamentos repetitivos de uma pessoa. Aqui estão os níveis de autismo mais comuns:
- Nível 1 (Autismo leve):
- Pode ser diagnosticado com atraso, geralmente na infância.
- Dificuldades socioemocionais leves.
- Pode não ter deficiência intelectual, mas pode apresentar dificuldades na interação social.
- Nível 2 (Autismo moderado):
- Costuma ser diagnosticado na primeira infância.
- Podem apresentar déficits de comunicação e interação social mais marcantes.
- Pode haver atrasos no desenvolvimento cognitivo e de linguagem.
- Nível 3 (Autismo grave):
- Geralmente diagnosticado nos primeiros anos de vida.
- Apresentam atrasos significativos no desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamentos estereotipados.
- Podem precisar de um maior nível de apoio e cuidados especializados.
Os níveis de autismo ajudam a entender melhor as necessidades individuais de cada pessoa com o transtorno. Além disso, é importante lembrar que o autismo é um espectro, e cada indivíduo é único em suas características e desafios.
O IPP está aqui para oferecer apoio
Cada indivíduo com autismo é único, apresentando combinações variadas de sintomas e desafios. Por isso, compreender e aceitar esta diversidade é fundamental para promover um ambiente inclusivo e de apoio para as pessoas com autismo.
Além disso, é preciso lembrar que o autismo é uma parte importante da identidade de muitas pessoas e que, com o suporte adequado, podem desenvolver todo o seu potencial.
Se você ou alguém que conhece está precisando de apoio para lidar com os desafios do TEA, entre em contato conosco para agendar uma avaliação e obter mais informações sobre como podemos ajudar. Você pode entrar em contato conosco via WhatsApp ou pelo telefone (11) 3262-3468.