O Brasil tem apresentado números cada vez maiores de pessoas com transtornos de ansiedade, sendo o campeão mundial, com índice de 9,3% da população manifestando o quadro, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

A ansiedade sempre foi um sentimento natural do ser humano e é útil uma vez que nos deixa alerta aos possíveis perigos. Porém, quando ela se apresenta em excesso e continuamente, a ponto de trazer prejuízos para a vida prática do indivíduo, deve ser tratada como um problema da saúde mental. Mas então, como conseguir tratar a ansiedade? Confira agora!

Como saber se sou ansioso(a)?

Ansiedade é caracterizada por sentimento de tensão, preocupação e medo excessivo de perigos que podem não ser reais. Sentir-se constantemente desconfortável, preocupado com o que os outros pensam, deixar de realizar atividades normais diárias como ir a eventos sociais, dirigir, ter dificuldade para dormir e trabalhar, por exemplo, são sinais de que você possivelmente está sofrendo de ansiedade.
A ansiedade também pode apresentar sintomas físicos como batimento cardíaco acelerado, dificuldade para respirar, pressão no peito, suores frios, dormência nos membros, tensão muscular, insônia, tonturas e dores no corpo.
Se você tem sentido parte desses sintomas físicos e psicológicos, durante algumas semanas, fique alerta! Você pode sim estar sofrendo de ansiedade. E agora, o que fazer?
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Como tratar a ansiedade?

O primeiro passo é procurar ajuda de um profissional para diagnosticar o problema e ter certeza do que se trata. Além disso, há vários hábitos e ações que podem ser adotadas para tratar a ansiedade. Vamos falar sobre algumas delas a seguir que podem ajudar no problema, mas lembre-se que nada substitui o tratamento psiquiátrico.

Tome um banho morno

Quem está no meio de uma crise de ansiedade pode aderir ao banho morninho para ajudar a diminuir os sintomas. Ele vai relaxar os seus músculos, diminuir a tensão, aumentar o fluxo sanguíneo e te dar uma sensação de conforto imediato.

Medite

Praticar a meditação regularmente pode amenizar bastante a ansiedade. Meditar nos faz focar no presente, evitando os pensamentos de medo e preocupação com o futuro. Reserve alguns minutos do seu dia para se desconectar do mundo entrar em contato com o seu interior.  

Faça o que você gosta

Nós temos obrigações e pressão todos os dias. Por isso, tirar um tempo para curtir a família, os amigos, passear, ler um livro, brincar com seu cachorro, escrever o que você sente, ou fazer qualquer outra coisa que te dá prazer é uma atitude saudável para a sua mente. Sempre que possível tire um tempo para relaxar e ser feliz!

Respire fundo

Respirar é o básico para sobreviver, mas a maioria das pessoas não respiram da maneira correta. Aprender a respirar pode ajudar mais do que você imagina, pois irá oxigenar o seu cérebro, organizar melhor os pensamentos e relaxar o seu corpo, diminuindo as tensões. Por isso, sempre que sentir a ansiedade chegar, respire fundo!

Durma bem

Não há nada pior para a saúde do que uma noite mal dormida. Por isso, algumas horas antes de dormir é essencial aderir a alguns hábitos como: não comer nada pesado, se desconectar da internet e televisão, não tomar bebidas estimulantes, evitar exercícios físicos intensos. No lugar disso, você pode ouvir uma música relaxante ou até mesmo o barulho da chuva (tem áudios disponíveis na internet!), e procurar apenas relaxar. Você pode fazer o que foi sugerido nos itens anteriores, como meditar e respirar fundo, enquanto se prepara para uma noite de sono de qualidade.

Evite substâncias estimulantes

Cafeína, açúcar, álcool e tabaco são substâncias que podem piorar bastante o seu quadro de ansiedade, por isso, evite-os ao máximo! As substâncias ilícitas, são ainda piores. Procure consumir apenas chás calmantes como camomila e tomar MUITA água.

Mova-se

Praticar exercícios físicos é importante e essencial para todo mundo, porque melhora em diversos aspectos a nossa vida, nos tornando menos ansiosos! As atividades físicas aumentam nossos hormônios do bem estar, melhoram nossas noites de sono, nos distraem e nos tornam mais confiantes.

Profissional para tratar a ansiedade

Assim como qualquer outro problema de saúde mental, é essencial o acompanhamento de um profissional para casos de ansiedade. Somente o médico psiquiatra pode passar o tratamento necessário e em conjunto com o psicólogo, conseguir resultados significativos no tratamento.
Não encare sozinho seu problema com a ansiedade, conte com a gente, estamos aqui para te ajudar. Marque uma consulta agora mesmo na Psiquiatria Paulista!

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