O documentário Minha Mente e Eu aborda o tema da bipolaridade

No documentário Minha Mente e Eu, a atriz e cantora americana Selena Gomez mostra como lidou com os desafios em relação à sua saúde física e mental nos últimos anos.

O documentário mostra que ela foi internada pela primeira vez em um hospital psiquiátrico para tratar “ansiedade, ataques de pânico e depressão” durante a sua turnê Revival, em 2016, período de transição da carreira da cantora de um astro teen para uma artista adulta. Em 2019, quando foi internada pela segunda vez, recebeu o diagnóstico de bipolaridade.

Segundo o Dr. Henrique Bottura, diretor clínico do Instituto de Psiquiatria Paulista, a bipolaridade é uma doença que causa oscilações de humor. “Geralmente, pacientes com bipolaridade alternam entre duas fases: uma maníaca, exagerada, e outra depressiva”, explica.

Na fase maníaca, a pessoa bipolar fica “inquieta, com seus processos psíquicos acelerados e se sente grandiosa, muitas vezes como uma exacerbação do ego e diminuição da necessidade do sono”, diz o médico. “São várias várias manifestações que mostram que os processos físicos estão intensos e acelerados.”

Já na fase depressiva, a pessoa perde a capacidade de sentir prazer e se sente culpada e com a autoestima baixa. Ela pode evitar contato com outras pessoas, não conseguir realizar atividades cotidianas e até mesmo pensar em suicídio. A pessoa pode também ter alterações no seu padrão de sono e apetite.

Para conter a bipolaridade, é preciso tratá-la com medicamentos que controlam as crises e evitem as oscilações de humor. Porém, pelas próprias características da bipolaridade, o médico ressalta que é importante ter um diagnóstico correto da doença – o que nem sempre é simples.

Para ler mais, acesse a matéria completa no portal do Estadão clicando aqui.

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta