Psiquiatra perto de mim: onde achar e como consultar?

Existem psiquiatras perto de você, presencialmente em São Paulo ou ao alcance de uma chamada. Saiba quando procurar um.

O médico que diagnostica e trata disfunções como depressão, ansiedade, insônia e síndrome de burnout é o psiquiatra. Esses transtornos mentais citados são os mais comuns da atualidade e que infelizmente continuam crescendo, necessitando da ajuda desse profissional para que haja o restabelecimento da qualidade de vida do acometido.

O psiquiatra possui conhecimento sobre as questões biológicas e as interações neuroquímicas do cérebro, realizando o diagnóstico através da escuta ativa e de exames clínicos, para indicação do melhor tratamento.

No entanto, ainda há um grande número de pessoas que não sabe qual o momento de procurar um psiquiatra e se há psiquiatras disponíveis por perto. E é nisso que vamos ajudar você. Veja quando procurar um psiquiatra e quais os melhores disponíveis perto de você em São Paulo, virtualmente em todo o Brasil e quais atendem por plano de saúde.

Quando devo procurar um psiquiatra?

O psiquiatra deve ser procurado sempre que há algum sofrimento emocional. Isso quer dizer que sempre que as suas emoções estão atrapalhando de forma ativa e constante o seu dia a dia, pode ser a hora de procurar um psiquiatra perto de você para diagnóstico e tratamento.

Um exemplo comum é a tristeza. Ficar triste de vez em quando é normal, afinal, esta é uma emoção humana que é sentida por todos em momentos que geram alguma chateação. Entretanto, conviver diariamente com a tristeza por semanas, fazendo com que se perca a motivação para realização de atividades e até mesmo daquilo que antes era fonte de prazer, é um sinal de alerta para a depressão, que precisa ser tratada por um psiquiatra.

Veja também:
Depressão: causas, sintomas, tratamento e o que fazer

Veja, a seguir, o que pode indicar que você precisa da ajuda de um psiquiatra próximo a você o quanto antes:

  • Tristeza duradoura e sem causa aparente
  • Sentimento ansioso constante e paralisante
  • Mudanças de humor repentinas
  • Alterações no sono ou apetite para mais ou para menos
  • Dificuldades para dormir
  • Dificuldades em interações sociais
  • Problemas no desenvolvimento pessoal ou profissional
  • Problemas com vícios, sejam jogos, álcool ou drogas
  • Incapacidade de sentir prazer ou relaxar

Ao perceber que esses sinais são uma constante em sua vida, busque por ajuda. Quanto mais cedo você consultar um psiquiatra, melhores são as chances de um restabelecimento mais eficaz da sua vida e da melhoria do seu bem-estar. 

Como é a consulta com um psiquiatra?

A consulta com um psiquiatra é quando você vai conseguir falar tudo o que lhe aflige, sem medos ou preconceitos, resguardado pela ética profissional. Está preparado para ser uma escuta ativa e afetuosa, a fim de diagnosticar a presença de um transtorno mental e indicar o melhor tratamento, seja medicamentoso, psicoterapia ou a união dos dois. Ele vai recebê-lo, ouvi-lo atentamente e pedir alguns exames, se necessário, ou já prescrever o tratamento para o transtorno identificado.

Veja também:
Antidepressivos viciam?

Psiquiatras atendem por plano de saúde?

Sim. O psiquiatra é uma especialidade médica e está coberto pela maioria dos planos de saúde. Se o seu plano possui atendimento por especialidade, você pode realizar a consulta direta, sem passar por um clínico geral ou médico da família.

Que psiquiatras estão perto de mim em São Paulo?

O Instituto de Psiquiatria Paulista se encontra em São Paulo e conta com mais de 90 psiquiatras de altíssima qualidade, atendendo por mais de 40 planos de saúde no Instituto de Psiquiatria Paulista, distribuídos na unidade da Avenida Paulista, Santo André e Santos. Você pode marcar a sua consulta clicando neste link.

Psiquiatras atendem virtualmente?

Sim. Com a popularização mais recente da telemedicina – método de atendimento virtual para médicos – a maioria dos planos de saúde e clínicas disponibilizaram plataformas e meios para que consultas virtuais fossem realizadas, o IPP está totalmente preparado para conduzir o tratamento desta maneira. Todo o decoro e ética são mantidos no atendimento virtual, que assemelha-se muito ao presencial, com requisição de exames e fornecimento de atestados e receitas para medicamentos.

Você pode marcar a sua consulta virtual, com o Instituto de Psiquiatria Paulista, clicando neste link.

Veja também:

Psiquiatra e telemedicina: como funciona a consulta online?

Ao sentir que algo não vai bem, busque um psiquiatra perto de você

Sofrimento emocional não faz bem a ninguém. Ao perceber que a vida anda mais difícil de suportar, busque um psiquiatra perto de você, presencialmente ou virtualmente para diagnóstico e tratamento adequado. Se precisar da gente, estamos a um clique de distância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta