A ansiedade pode atrasar a menstruação? Por quanto tempo?

Tudo está interconectado. No corpo humano, existem pontes entre sistemas que às vezes podem não parecer óbvios à primeira vista. Por exemplo, você sabia que os sistemas hormonal e reprodutivo feminino estão intrinsecamente ligados à questões mentais e emocionais?

Isso explica o fato do porquê certas vezes a menstruação feminina pode atrasar, por outros motivos que não a gravidez ou a menopausa. A resposta desse problema provavelmente está em outro lugar.

A ansiedade pode atrasar a menstruação? Por quanto tempo?

O estresse e a ansiedade estão entre as principais causas de alterações no sistema hormonal. Em certos contextos, mesmo uma mulher com o ciclo bem regulado, pode sentir mudanças no cronograma menstrual, devido ao fato de ter passado por alguma situação de pressão ou tensão recentemente.

Resumidamente, isso acontece pois certas emoções, como a ansiedade e o estresse, estão ligadas à mesma região do cérebro responsável pela produção e controle de hormônios que regulam o ciclo menstrual.

Essa região, chamada eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, é responsável, por exemplo, pela produção do folículo estimulante (FSH) que exerce influência sobre a ovulação. Logo, níveis altos de estresse ou ansiedade, podem sim atrasar ou inibir completamente a ovulação.

A questão é capaz de se tornar ainda mais grave à medida que, com o ciclo desregulado, as mulheres tendem a ficar mais sujeitas a alterações emocionais, podendo apresentar apatia, ansiedade crônica, enxaqueca, alterações no sono, etc.

É preciso ressaltar ainda que não existe uma regra que defina por quanto tempo a ansiedade atrasa a menstruação. Esse retardo pode ser de apenas alguns dias ou, até mesmo, meses. De qualquer forma, constatando-se um atraso anormal e sem causa aparente, o indicado é procurar seu ginecologista de confiança para um diagnóstico mais preciso.

Mas não é só o estresse e a ansiedade que podem atrasar a menstruação. A seguir, iremos abordar outros possíveis motivos.

Quais outros problemas podem atrasar a menstruação?

Diferentes hábitos da nossa vida podem interferir na produção de hormônios pelo nosso corpo. Vamos apresentar agora alguns fatores que influenciam o funcionamento saudável do metabolismo feminino.

Pílula anticoncepcional

Além de ser um contraceptivo muito usado, ela também é conhecida por ajudar a manter um ciclo menstrual bem regulado. Porém, ao suspender seu uso ou trocar o tipo de pílula usada, isso pode provocar alterações no seu cronograma.

Erros no cálculo

Mulheres que não têm um ciclo regular costumam ter dificuldades em calcular o dia correto da menstruação. Isso pode gerar confusão e as levar a acreditar que estão atrasadas.

Doenças

Outras questões de saúde como problemas na tireoide, síndrome dos ovários policísticos e alterações no peso podem fazer a menstruação atrasar ou até mesmo interromper o ciclo.

Atividades físicas

As atividades físicas são essenciais para a saúde, inclusive para ajudar na regulação do ciclo menstrual. Contudo, o excesso dessa prática também pode provocar alterações no cronograma. Esse fator é muito comum, por exemplo, em atletas profissionais.

Dietas alimentares

Dietas restritivas ou desreguladas, feitas sem o devido acompanhamento profissional, podem inibir a produção de certos hormônios e interferir no ciclo menstrual.

Álcool e tabagismo

Diversos estudos apontam para a relação entre o abuso de álcool e tabaco, e a sua influência negativa na regularidade do ciclo menstrual, podendo levar até mesmo à infertilidade.

O que fazer quando a menstruação está atrasada?

Excluída a possibilidade de gravidez, menopausa, ou algum outro motivo aparente, o indicado é verificar se a mulher se encontra sob influência de algum dos pontos citados acima. Se a alteração for incomum, persistente ou sem causa conhecida, a recomendação é procurar pela orientação especializada de um ginecologista. Constatado o quadro de ansiedade ou estresse alto, talvez seja interessante consultar um psiquiatra ou um psicólogo também, para receber ajuda durante o processo de recuperação.

Lembrando que reduzir os níveis de estresse, ansiedade e manter uma alimentação balanceada, são hábitos muito importantes para a regulação da menstruação e funcionamento saudável do metabolismo em geral.

Outra dica importante é contar com ferramentas que ajudem a entender e acompanhar mais de perto o ciclo. Hoje, existem diversos aplicativos que oferecem recursos para ajudar as mulheres a cuidarem melhor da sua saúde sexual e reprodutiva. 

Uma boa indicação seria o Flo, aplicativo encontrado tanto em versão Android, quanto iOS. Ele é bem completo, abrangente e personalizável. Através dele, é possível acompanhar o ciclo menstrual, além de aproveitar de outras praticidades, como os artigos sobre a saúde sexual e reprodutiva feminina e o fórum integrado para troca de informações sobre diversos tópicos com outras mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta