Conheça as 5 principais causas da insônia e saiba como melhorar seu sono

O sono é um dos momentos mais importantes para a rotina do ser humano e, quando as recomendações de descanso não são seguidas corretamente, podem surgir diversos problemas de saúde. É durante o sono que nosso corpo repõe energias, consolida memórias, regula o metabolismo, sintetiza proteínas e realiza tantas outras funções essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. 

Como é possível então melhorar a qualidade do sono?

As 5 principais causas da insônia

As alterações no sono são mais comuns diante de situações de ansiedade ou estresse. Por isso é normal que enfrentemos dificuldades para dormir em situações difíceis. Segundo especialistas, existem diversos fatores que contribuem para a insônia e as noites mal dormidas, sendo que nestas situações nosso cérebro se mantém ativo por um tempo maior do que deveria. Para os profissionais da área, alguns dos maiores vilões do sono são:

1.    Ansiedade

Pessoas ansiosas podem ter muita atividade mental no período da noite, antes de dormir. O hábito de antecipar problemas ou situações do futuro aceleram o funcionamento do cérebro, impedindo a pessoa de relaxar e, consequentemente, causando insônia.

2.   Uso de telas

Não é novidade para ninguém que o uso de telas como TVs, celulares, tablets e laptops antes de dormir atrapalham o sono. Isso porque a luz emitida por esses aparelhos inibe a produção de melatonina.

3.    Estresse

Assim como a ansiedade, o estresse também mantém a nossa mente ativa por mais tempo do que deveria. Dessa forma, o estresse aumenta a adrenalina em nosso organismo, fazendo com que nosso corpo fique em total estado de alerta.

4.    Cafeína

A cafeína é um composto químico que atua sobre o sistema nervoso central aumentando a energia, acelerando o metabolismo e, consequentemente, contribuindo para a insônia. O que poucos sabem é que, além do café, a cafeína também pode ser encontrada em diversos outros tipos de alimentos, bebidas e medicamentos, como:

  • Chocolate;
  • Chás;
  • Refrigerantes;
  • Achocolatados;
  • Alguns medicamentos.

5.    Saúde Mental

Algumas condições de saúde mental como ansiedade, depressão e transtorno bipolar podem dar origem a distúrbios do sono. De acordo com especialistas, cerca de 75% dos pacientes com depressão relatam dificuldades para dormir ou insônia.

Como melhorar a qualidade do sono?

Existem pequenos hábitos que fazem toda a diferença em nossa rotina de descanso. Alguns hábitos que podem melhorar a saúde do sono são:

1. Estipular um horário para dormir

A quantidade recomendada de sono para um adulto saudável é de pelo menos sete horas. Procure dormir e acordar à mesma hora todos os dias, incluindo aos fins de semana. Ser consistente reforça o ciclo do sono no corpo.

2. Prestar atenção na alimentação

Não vá para a cama com fome ou logo depois de uma refeição pesada, pois o desconforto poderá mantê-lo acordado.

3. Criar um ambiente tranquilo

Mantenha seu quarto fresco, escuro e silencioso e evite o uso prolongado de aparelhos eletrônicos antes de dormir. Considere o uso de cortinas que escurecem o ambiente, tampões para os ouvidos, ventilador, ar-condicionado, ou qualquer outro objeto que julgar necessário para tornar o ambiente o mais confortável possível.

4. Evitar sonecas durante o dia

Cochilos longos durante o dia podem interferir no sono durante a noite. É uma missão difícil, mas limite os cochilos a não mais de uma hora.

5. Fazer atividades físicas

A atividade física regular pode promover um sono melhor, pois gera um gasto energético maior do corpo. No entanto, evite estar ativo muito perto da hora de dormir, pois pode causar o efeito contrário e acabar contribuindo para a insônia.

6. Administrar as preocupações

Tente diminuir suas preocupações antes de dormir. Tome este tempo para descansar e tenha em mente que você irá resolver suas questões assim que puder.

Saiba quando entrar em contato com seu médico

Quase todo mundo sofre de insônia de vez em quando. No entanto, se seus problemas para dormir são recorrentes, entre em contato com seu médico. Identificar e tratar as causas da insônia pode ajudá-lo a dormir melhor.

Se você já identifica que tem problemas para dormir ou sofre de insônia, entre em contato com a nossa equipe de especialistas e marque uma avaliação conosco. Agende uma consulta facilmente clicando em nosso Whatsapp ou através do telefone (11) 3262-3468.

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta