Saúde mental no ambiente de trabalho: quais são as responsabilidades da empresa?

Segundo pesquisa realizada pela consultoria B2P nos anos de 2019 e 2020, os transtornos mentais foram a segunda principal razão de afastamento de saúde no ambiente de trabalho, ficando até mesmo à frente dos afastamentos pela Covid-19. 

Este levantamento, feito com 331 mil colaboradores de 18 empresas nacionais, também aponta que o índice de afastamento por saúde mental subiu mais de 23% neste período. Os principais problemas que provocaram os afastamentos foram: a depressão e os transtornos de ansiedade.

Como o trabalho é uma área que impacta muito a saúde mental das pessoas, ele deve ser alvo da atenção especial das empresas. Veja a seguir os fatores que são essenciais para garantir um bom ambiente e um bom fluxo de trabalho para funcionários e colaboradores.

Carga de trabalho adequada

O excesso da carga de trabalho é um dos principais motivos que provocam a insatisfação dos funcionários, e com isto, o desgaste físico, o degaste emocional, e os afastamentos por saúde. As empresas precisam garantir que os horários acordados em contrato com os funcionários e colaboradores sejam respeitados, a fim de não os levar à exaustão.

Para quem atua no modelo home office, pode ser ainda mais difícil desligar-se do trabalho e parar de acompanhar no celular as mensagens enviadas por colegas e pelo chefe. Por isso, é fundamental definir bem as regras de uso de aplicativos de mensagens e e-mails, estabelecendo quais são os horários nos quais estas mensagens podem e quais os que elas não podem ser enviadas.

É comum que uma carga de trabalho excessiva apareça associada a cobranças de metas abusivas. Por isso, a empresa deve estar atenta para orientar as lideranças a manter um diálogo aberto com suas equipes, a fim de evitar prejuízos à saúde dos trabalhadores, assegurando-lhes intervalos para descansos, refeições e férias.

Programas preventivos e campanhas

As empresas também devem investir em programas preventivos e campanhas sobre a importância da saúde mental de toda a equipe. Para isto, a área de Recursos Humanos deve contar com psicólogos organizacionais para o desenvolvimento de ações motivadoras e estratégias de acolhimento dentro da empresa.

Em conjunto com as lideranças, estes profissionais também são responsáveis pelos treinamentos e projetos para a melhoria do desenvolvimento e do bem-estar dos funcionários. 

As avaliações emocionais de cada integrante da equipe também são importantes, para verificar se há problemas que possam precisar de acompanhamento especializado com profissionais da saúde mental.

Comunicação e feedback

Por fim, a empresa deve estruturar uma boa estratégia de comunicação, deixando claro qual deve ser o fluxo dotrabalho, como ele deve ser organizado e quais são as responsabilidades de cada funcionário. 

Uma boa comunicação também deve manter toda a equipe atualizada sobre quaisquer mudanças referentes a assuntos relevantes, como contratações, demissões, aumento ou redução salarial, criação de novos produtos, adoção de novas ferramentas de trabalho, dentre outros. Aliado a isto, a empresa deve manter uma boa cultura de feedback para receber as avaliações das equipes e melhorar as regras de convivência de forma contínua.

Quando necessário, a empresa deve encaminhar o trabalhador para tratamento médico-psiquiátrico especializado e acompanhamento psicológico.

O Instituto de Psiquiatria Paulista tem experiência e profissionais qualificados para fazer avaliações sobre a saúde mental de funcionários de diferentes empresas e segmentos. Agende uma consulta conosco e melhore o desempenho de sua equipe e do seu ambiente de trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;} Agendar consulta